Topo

Barcelona ameaça acionar a Uefa após Mourinho reclamar de favorecimento

José Mourinho sorri no banco do Real Madrid antes de perder para o Barcelona por 2 a 0 na semifinal - Javier Soriano/AFP
José Mourinho sorri no banco do Real Madrid antes de perder para o Barcelona por 2 a 0 na semifinal Imagem: Javier Soriano/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/04/2011 21h21

O Barcelona divulgou nota declarando que considera acionar o técnico português José Mourinho, do rival Real Madrid, na Uefa após as declarações polêmicas contra o clube catalão e o seu técnico Pep Guardiola depois da vitória do Barcelona por 2 a 0 sobre o Real Madrid pela semifinal da Liga dos Campeões.

Após a partida Mourinho criticou severamente o árbitro alemão Herr Stark e insinuou que a Uefa trate o Barcelona com favorecimento. Em seu site oficial o clube catalão afirma que seu departamento jurídico está estudando tomar uma medida na comissão disciplicar da principal entidade do futebol europeu contra o técnico do Real Madrid.

Na vitória do Barcelona nesta quarta-feira, os dois gols marcados por Messi ocorreram após a expulsão do zagueiro Pepe, do Real Madrid. Costumeiramente crítico de arbitragens, Mourinho afirmou que Guardiola deveria sentir-se “envergonhado” caso seu clube seja campeão, além de sugerir que a Uefa seja amistosa ao Barcelona, que tem como patrocinador a Unicef e isso “poderia influenciar decisões”.

“Eu não sei se a publicidade da Unicef ou a amizade com Villar, da Uefa, em que ele é o vice-presidente. Eu não sei porque eles são tão bons, mas eles têm uma grande força. Nós outros não temos chance”, declarou Mourinho.

O treinador português lembrou da polêmica classificação do Barcelona diante do Chelsea na edição de 2008/2009 da Liga dos Campeões, em que o clube da Catalunha acabou sendo o campeão depois de ter passado pela semifinal com dois supostos pênaltis que não foram marcados para a equipe inglesa, que já foi dirigida por Mourinho.

“Eu ganhei duas Ligas, no campo, com equipes que não jogam como o Barcelona. Ganhamos com trabalho. Guardiola é um treinador fantástico no futebol, mas ganhou uma competição com o ‘escândalo de Stamford Bridge’”, declarou Mourinho após a partida, lembrando também da polêmica classificação do Barcelona diante do Chelsea na edição 2008/2009 da Liga dos Campeões.

“E se ganhar de novo neste ano, ganhará com o ‘escândalo do Santiago Bernabéu’. Ele sempre teve um trato comigo fantástico, o respeito muito. Quero que um dia ele vença uma Liga limpa”, completou o treinador português.