Topo

Real Madrid diz que volante do Barça chamou lateral Marcelo de "macaco"

Xabi Alonso, Albiol e Marcelo (dir.) tentam levantar Busquets, que reclama de agressão durante jogo - Juan Carlos Hidalgo/EFE
Xabi Alonso, Albiol e Marcelo (dir.) tentam levantar Busquets, que reclama de agressão durante jogo Imagem: Juan Carlos Hidalgo/EFE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

02/05/2011 06h50

A rivalidade entre Real Madrid e Barcelona, que já estava quente, ganhou mais um ingrediente explosivo nesta segunda-feira. As acusações do clube merengue prometem colocar ainda mais fogo no clássico desta terça, em jogo de volta das semifinais da Liga dos Campeões. O time da capital espanhola diz que o volante Sergio Busquets chamou o brasileiro Marcelo de “macaco” durante a vitória do Barça por 2 a 0, na última semana.

O Real publicou um vídeo em seu site oficial para explicar o episódio. Entre as diversas críticas ao time rival, a mais grave é a que comenta sobre racismo do jogador do Barça contra o lateral-esquerdo. Segundo o vídeo, Marcelo foi chamado de “macaco” por Busquets, que é tratado como um atleta que faz “teatro” em campo.

A Real Madrid Televisión também ataca o árbitro da partida, definido pela Uefa neste domingo. O belga Frank De Bleeckere irá comandar o clássico. "É um capricho que o destino tenha desejado que José Mourinho, De Bleeckere e Barcelona voltassem a cruzar os seus caminhos um ano depois”, destaca o vídeo em seu início.

“Seu último capítulo esteve marcado pela polêmica. Este experiente árbitro chegou a Barcelona como um selo de garantia e caiu, um mais na lista, no teatro que já tem um especialista, Sergio Busquets". De Bleeckere comandou a partida de volta das semifinais da Liga dos Campeões do ano passado, entre Barça e Inter de Milão, que era treinada pelo português. Naquele jogo, o juiz expulsou Thiago Motta no primeiro tempo.

"Teremos que confiar que para esta partida do Camp Nou, que terá a atenção do futebol mundial, não volte a cair na armadilha de ações antidesportivas de alguns jogadores do Barcelona, como foram vistas no Santiago Bernabéu”, destaca o vídeo, que mostra imagens de Daniel Alves ao receber a falta que provocou a expulsão de Pepe.

“E que não permita menosprezo aos rivais e que valorize os princípios básicos da Uefa: respeito e jogo limpo”, conclui a Real Madrid Televisión, denunciando em imagem os insultos de Busquets para Marcelo durante a partida.