Topo

Barcelona segura empate, vai à final e confirma soberania contra o Real Madrid

Pedro comemora com David Villa após marcar para o Barcelona contra o Real - Siu Wu/AFP
Pedro comemora com David Villa após marcar para o Barcelona contra o Real Imagem: Siu Wu/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

03/05/2011 17h39

O Barcelona deixou claro quem manda no futebol espanhol. Nesta terça-feira à tarde, o time dominou mais um confronto contra o Real Madrid e segurou o empate por 1 a 1 com autoridade no Camp Nou. Desta forma, a equipe catalã selou a classificação para a final da Liga dos Campões e ainda fechou com domínio a série de clássicos contra o arquirrival.

Agora, o Barcelona espera pelo vencedor do outro confronto entre Manchester United e Schalke 04 desta quarta-feira. O time inglês ficou a um passo da vaga depois de vencer o primeiro confronto por 2 a 0. A decisão está marcada para o dia 28 de maio no estádio de Wembley, em Londres.

“É uma alegria muito grande poder marcar o gol em um jogo tão complicado como foi esse. Estamos muito contentes, mas o Manchester é um adversário bem difícil”, comentou Pedro, autor do gol do Barça, já de olho no confronto diante dos ingleses.

Além de selar o lugar na final, o Barcelona saiu como o grande vencedor da sequência de duelos contra o Real. Apesar de a série de quatro jogos terminar empatada (uma vitória para cada lado e duas igualdades), é o Barça que pode comemorar: está muito próximo do título espanhol e na final do principal torneio europeu. Ao Real Madrid sobrou a conquista da Copa do Rei como consolação.

O clube merengue ainda foi a campo sem contar com seu principal líder. Expulso no jogo de ida, o técnico José Mourinho sequer foi ao estádio e acompanhou o jogo no hotel da equipe. A surpresa ficou por conta da entrada de Kaká como titular, mas o meia pouco pôde fazer para evitar a eliminação madrilena.

RONALDO MAIS À VONTADE NA TELEVISÃO

  • Reprodução

    O ex-jogador de futebol e agora empresário, Ronaldo Nazário, mais uma vez foi convidado pela TV Globo para comentar a partida entre Barcelona e Real Madrid, válida pela semifinal da Liga dos Campeões. O ex-craque deu ouvidos aos seus seguidores do twitter, que criticaram a camisa quadriculada que ele usou na primeira transmissão, e desta vez apareceu de terno e camiseta pólo.

Quando a partida começou, as duas equipes tiveram que lidar com o gramado molhado pelo forte temporal que assolou a cidade. O Real Madrid tentou sair para o ataque, mas esbarrou novamente na maior posse de bola e nos poucos erros de passes dos anfitriões, principal característica dos comandados de Guardiola.

Embalado pelos berros dos quase cem mil torcedores do Camp Nou, o Barcelona criou as melhores oportunidades do primeiro tempo nos contra-ataques. Porém, o time catalão desperdiçou as chances e ainda esbarrou em um Casillas inspiradíssimo debaixo do gol. Com isso, o placar seguiu inalterado até o intervalo.

A etapa complementar começou com um lance bem polêmico. Higuaín completou para o gol logo no primeiro minuto após passe de Cristiano Ronaldo. Contudo, o árbitro anotou falta inexistente do português em Mascherano, o que revoltou o time merengue.

Para piorar a situação da equipe de Mourinho, Pedro aproveitou belo passe de Iniesta e abriu o placar aos 8min. Mas o Real Madrid fez tudo para seguir na briga e chegou ao empate após um gol de Marcelo dez minutos depois. O lateral aproveitou rebote da trave e mandou para o fundo do gol.

Quando parecia que o clube visitante aumentaria a pressão para virar o marcador, o Barcelona fez o que sabe melhor. Controlou a posse de bola sem dar chance para os avanços do rival e se segurou até o apito final. Classificação assegurada para os catalães.