Topo

Mourinho é suspenso por cinco partidas por críticas à arbitragem

Mourinho acusou Barcelona de ser favorecido pela arbitragem e foi suspenso por cinco jogos pela Uefa - Javier Soriano/AFP
Mourinho acusou Barcelona de ser favorecido pela arbitragem e foi suspenso por cinco jogos pela Uefa Imagem: Javier Soriano/AFP

Das agências internacionais

Em Nyon (Suíça)

06/05/2011 11h06

José Mourinho pagou caro pelas declarações polêmicas após a primeira partida contra o Barcelona nas semifinais da Liga dos Campeões. Nesta sexta-feira, a Uefa anunciou que o treinador foi suspenso por cinco partidas. Além disso, ele terá que pagar uma multa de 50 mil euros.

O jogo, disputado no estádio Santiago Bernabéu, foi vencido pelo Barcelona por 2 a 0. Na entrevista coletiva após o jogo, Mourinho fez pesadas críticas à arbitragem e acusou o Barcelona de sempre ser favorecido nas competições que disputa.

Questionado se o Real Madrid teria chances de se classificar para a decisão da Liga dos Campeões, Mourinho não perdeu a oportunidade de criar polêmica. “Não temos nenhuma possibilidade. Por que não deixam as outras equipes jogar com 11 contra eles? Para que isso? É um resultado difícil de reverter. Se abrirmos um pouco, eles ganham fácil”, disse.

O treinador do Real Madrid reclamou do cartão vermelho recebido por Pepe em uma disputa de bola com Daniel Alves. Mourinho também atacou Josep Guardiola, técnico do Barcelona. “Não temos nenhuma possibilidade. Por que não deixam as outras equipes jogar com 11 contra eles? Para que isso? É um resultado difícil de reverter. Se abrirmos um pouco, eles ganham fácil”, disparou.

No jogo de volta, disputado nesta terça-feira no Camp Nou, Barcelona e Real Madrid empataram por 1 a 1. Com o resultado, o Barça se classificou para a final da Liga dos Campeões e decidirá o título contra o Manchester United.

Mourinho, que não acompanhou o jogo no banco de reservas por ter sido expulso na partida de ida, voltou a criticar a arbitragem após o empate. Com as mãos, ele fez o gesto típico de que havia sido roubado.

O Real Madrid já anunciou que recorrerá da decisão da Uefa. Mourinho já cumpriu uma das partidas de suspensão. O quinto jogo da pena só será aplicado caso ele volte a cometer um ato de indisciplina semelhante nos próximos três anos.