Topo

Na semana da final, Manchester sofre com o escândalo de "jogador-modelo" e musa da TV

Ryan Giggs conseguiu ofuscar até o polêmico Wayne Rooney com escândalo sexual - AP/Alastair Grant
Ryan Giggs conseguiu ofuscar até o polêmico Wayne Rooney com escândalo sexual Imagem: AP/Alastair Grant

Do UOL Esporte*

Em São Paulo

25/05/2011 07h07

Apesar das polêmicas de Wayne Rooney, o Manchester United atravessou toda a temporada com um clima tranquilo. Sem casos extracampo nas capas dos sensacionalistas tabloides ingleses – sempre lembrando as exceções do Shrek –, os Red Devils foram campeões na Inglaterra e garantiram vaga na final da Liga dos Campeões. Foi quando Ryan Giggs virou protagonista de um escândalo sexual.

  • Brainpix

    Imogen Thomas é modelo e ficou famosa após ser uma das estrelas da versão inglesa do Big Brother

  • Darren Staples/Reuters

    Stacey Cooke, mulher do jogador Ryan Giggs, está envolvida em grande polêmica da imprensa britânica

Desde o início da semana da decisão contra o Barcelona, a equipe de Alex Ferguson observa um dos líderes do time se envolver em problemas. Giggs, de 37 anos e um dos jogadores mais respeitados do futebol inglês por sua trajetória no United, clube pelo qual joga desde 1990, teria se relacionado com Imogen Thomas, uma ex-participante do Big Brother inglês.

Até então, o astro tinha a sua imagem afastada das fofocas e era considerado uma pessoa dedicada à profissão e à família - um modelo para os outros. Ele é casado desde 2007 com Stacey Cooke, com quem tem dois filhos. O treinador Alex Ferguson poderia esperar por problemas com Rooney, mas não com um dos atletas mais vitoriosos da história dos Red Devils e que não costuma dar trabalho.

O veterano, dono de 12 títulos da Premier League durante a carreira, foi identificado na segunda-feira pelo deputado John Hemming como o atleta que solicitou um mandado judicial para evitar a publicação de informações sobre uma suposta relação adúltera. O caso do galês com a celebridade Imogen Thomas foi mencionado no Parlamento.

O político faz campanha em favor da liberdade de expressão e é contra os mandatos judiciais que impedem a difusão de informações sobre a vida privada de pessoas famosas que querem proteger sua intimidade. A revelação sacudiu o Manchester e a imprensa do Reino Unido, que transformou o caso em um escândalo rapidamente.

O momento não poderia ter sido pior para a equipe, que disputa neste sábado o título da Liga dos Campeões. A polêmica já mudou a rotina do clube. Nesta terça-feira, Giggs não treinou e a imprensa inglesa destacou que sua ausência busca evitar que os atletas percam a concentração com assuntos extracampo.

Como era esperado, Ferguson deixou de falar sobre a preparação de seu time e o Barcelona para enfrentar perguntas sobre um dos líderes do Manchester. No único momento que comentou sobre Giggs, quando questionado sobre a importância da ausência do meia no treinamento, o técnico foi direto. “Todos os jogadores são importantes”.

As especulações de que o jogador teria uma relação com a modelo já dominavam as redes sociais do país quando Hemming decidiu usar sua imunidade parlamentar para identificar Giggs. Agora, o Manchester United espera que o veterano tenha capacidade de deixar os problemas fora de campo para decidir contra o Barça.

* Com agências internacionais