Topo

Fenerbahce é excluído da Liga dos Campeões após escândalo de manipulação de jogos

Meia Alex é um dos brasileiros que defende atualmente o Fenerbahce, da Turquia - AP Photo/Ibrahim Usta
Meia Alex é um dos brasileiros que defende atualmente o Fenerbahce, da Turquia Imagem: AP Photo/Ibrahim Usta

Das agências internacionais

Em Istambul (Turquia)

24/08/2011 14h23

Atual vencedor turco, o Fenerbahce foi eliminado da Liga dos Campeões. O anúncio foi feito pela federação local, atendendo a uma pressão da Uefa, que justificou a atitude baseada no suposto envolvimento da equipe no escândalo de manipulação de resultados. O substituto da equipe no torneio continental ainda não foi definido.

A decisão de impedir a participação do Fenerbahce no torneio foi tomada pela federação turca após a Uefa ameaçar aplicar severas sanções contra a entidade.

Na última semana, o presidente da federação, Mehmet Ali Aydinlar, havia decidido adiar qualquer tipo de punição aos clubes supostamente envolvidos no escândalo de manipulação, já que as investigações corriam em segredo de Justiça. A medida, no entanto, foi duramente criticada pelo Galatasaray, único dos grandes da Turquia a não ter seu nome ligado à polêmica.

“Se não cumpríssemos uma dessas opções, a Uefa afirmou que iniciaria uma investigação disciplinar por conta própria e aplicaria sanções contra a federação turca, ou seja, contra o nosso país”, afirmou a entidade turca, por meio de um comunicado oficial.

O Fenerbahce, que é o atual clube do lateral esquerdo André Santos, dos meio-campistas Alex e Cristian, além do zagueiro Diego Lugano, teria sido informado sobre a posição da Uefa e teria se negado a abandonar a Liga dos Campões por conta própria. Por isso, a federação turca teve de intervir.

Até o momento, 31 pessoas, entre dirigentes e atletas, tiveram a prisão preventiva decretada sob a acusação de manipulação de resultados, incluindo o presidente do Fenerbahce, Aziz Yildirim. Além deste clube, também estão sendo investigados o Trabzonspor (vice-campeão turco), o Besiktas (campeão da Copa Turca), além de outras equipes menores.