Topo

Fase de grupos da Liga dos Campeões começa com clássico e "todos contra o Barcelona"

Barcelona tenta conquistar seu quinto título da Liga dos Campeões - Gerry Penny/EFE
Barcelona tenta conquistar seu quinto título da Liga dos Campeões Imagem: Gerry Penny/EFE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/09/2011 07h01

A fase de grupos da Liga dos Campeões não poderia começar mais quente. Nesta terça-feira, o torneio interclubes mais importante da Europa tem logo de cara um confronto entre duas das principais equipes do continente. O Barcelona inicia a defesa do título diante de um adversário dos mais tradicionais e complicados, o Milan.

O duelo no Camp Nou reúne os times favoritos para as duas vagas no grupo H. Tanto Barcelona como Milan não devem enfrentar dificuldades para superar Viktoria Plzen (República Tcheca) e BATE Borisov (Belarus), mas iniciam sua caminhada na Liga dos Campeões com alguns problemas.

Ambos tropeçaram na rodada do fim de semana em seus respectivos campeonatos nacionais. No Espanhol, o Barcelona ficou no 2 a 2 com a Real Sociedad, mesmo placar do duelo entre Milan e Lazio no Italiano. Do lado do time milanês, ainda há baixas importantes em seu ataque. Zlatan Ibrahimovic e Robinho, lesionados, nem viajaram para a Espanha.

Em campo, o jogo reúne clubes que já conquistaram 11 vezes o título da Liga dos Campeões – quatro taças para o Barcelona e sete para o Milan. “A própria história já diz o tamanho da importância do jogo. O mais importante é que o Barcelona sempre quer crescer e quer melhorar. Nisso tudo, o fundamental foi a base que foi mantida e as contratações sempre vêm para melhorar e acrescentar o nosso grupo”, disse o lateral direito Daniel Alves.

Enquanto os comandados de Josep Guardiola apostam em Messi, Xavi e Fàbregas, entre outros nomes, outros times importantes entram em campo nesta terça-feira. Pelo grupo E, o Chelsea, que busca seu primeiro título na Liga dos Campeões, recebe o Bayer Leverkusen no estádio Stamford Bridge. O meia Michael Ballack, da equipe alemão, reeencontra seu ex-clube.

Já o Porto encara o Shakhtar Donetsk, pelo grupo G, em duelo repleto de jogadores brasileiros. “Temos a felicidade de estrear em casa, diante do nosso torcedor que irá nos apoiar com certeza. Vamos enfrentar uma equipe boa, contra quem particularmente eu gosto de jogar, devido à quantidade de brasileiros”, afirmou o atacante Hulk, destaque da equipe portuguesa.

Na quarta-feira, outros favoritos ao título entram em campo. Pelo gruo B, a Internazionale joga contra o Trabzonspor, que herdou a vaga do Fenerbahce – o clube se envolveu em um escândalo de manipulação de resultados na Turquia e foi excluído da Liga pela Uefa. O Manchester United, vice-campeão da Champions na última temporada, viaja até Portugal para encarar o Benfica no grupo C.

Também fora de casa, no grupo C, o Real Madrid desafia o Dínamo Zagreb. Contra o clube croata, o time espanhol pretende iniciar seu plano para se vingar do Barcelona. Na última edição do torneio, as duas equipes fizeram clássicos históricos nas semifinais e o Barcelona levou a melhor, com uma vitória por 2 a 0 e um empate por 1 a 1.

Confira mais detalhes sobre a Liga dos Campeões, cujos jogos terão acompanhamento em tempo real do Placar UOL Esporte:

PROGRAME-SE: JOGOS DA 1ª RODADA DA FASE DE GRUPOS DA CHAMPIONS*

TERÇA-FEIRA, 13/09
GRUPO E: Chelsea x Bayer Leverkusen; Genk x Valencia
GRUPO F: B. Dortmund x Arsenal (ESPN Brasil); Olympiacos x Olympique de Marselha
GRUPO G: APOEL Nicósia x Zenit; Porto x Shakhtar Donetsk
GRUPO H: Barcelona x Milan (ESPN, ESPN/HD); Viktoria Plzen x BATE Borisov
QUARTA-FEIRA, 14/09
GRUPO A: Manchester City x Napoli (ESPN/HD); Villarreal x Bayern de Munique
GRUPO B: Internazionale x Trabzonspor; Lille x CSKA Moscow
GRUPO C: Basel x Otelul Galati; Benfica x Manchester United (ESPN Brasil)
GRUPO D: Ajax x Lyon; Dínamo Zagreb x Real Madrid (ESPN, Bandeirantes)
  • * Todos os jogos começam às 15h45 (horário de Brasília)

TIME A SER BATIDO: BARCELONA, DONO DE ESTILO DE JOGO ENVOLVENTE

  •  AP PHOTO / CARL DE SOUZA

NA BRIGA PELO TÍTULO: EQUIPES QUE PODEM COMPLICAR A VIDA DO FAVORITO

Real Madrid

Eliminado pelo Barcelona na última Liga, o Real Madrid tenta dar o troco no maior rival. Com seus ‘galácticos’, como Cristiano Ronaldo, Özil e Benzema, o técnico José Mourinho deseja dar fim ao jejum no torneio – mas sem deixar de lado as polêmicas e as pitadas de ironia em suas declarações.

Manchester United

Atual vice-campeão, o time inglês foi finalista da Champions em três das quatro últimas edições do torneio. Com a aposentadoria de Van der Sar, o goleiro De Gea foi contratado, mas ele ainda não passa muita confiança. No meio-campo, Anderson tem ganhado mais chances entre os titulares.

Chelsea

O time londrino tem a Liga dos Campeões como obsessão, já que ainda não conquistou o título do torneio mesmo com os altos investimentos já feitos. O clube trouxe o treinador André Villas-Boas, que comandou o belo desempenho do Porto na última temporada, e espera pelo despertar do atacante Fernando Torres.

FIQUE DE OLHO: JOGADORES QUE PODEM BRILHAR DURANTE A TEMPORADA

Os defensores
 

O Chelsea aposta na parceria Terry e David Luiz para não sofrer gols. No Manchester United, Ferdinand e Vidic formam uma das melhores duplas de zaga do mundo. A Inter conta com Julio César, Jonathan e Lucio.

Os meio-campistas
 

Özil se encaixou com perfeição no Real Madrid. O Barcelona, que já tinha Xavi e Iniesta, ficou ainda mais forte com a chegada de Fàbregas. Seedorf comanda a criação no Milan. Nasri reforçou o Manchester City.

Os atacantes
 

Se o Barcelona tem Messi, o Real Madrid confia em Cristiano Ronaldo. O Milan tem Pato, Robinho e Ibrahimovic. No Manchester City, os argentinos Agüero e Tevez dão as cartas. E ainda tem Drogba, Rooney, Milito...

BRASILEIROS PELO MUNDO: ATLETAS QUE REPRESENTAM O PAÍS NO TORNEIO

Alexandre Pato
Milan
Ramires
Chelsea
Hulk
Porto
Jadson
S. Donetsk
Nilmar
Villarreal