Topo

Uefa analisa denúncia de "racismo anticatalão" do Real Madrid em clássico com Barcelona

Associação catalã reclamou de postura do Real Madrid no clássico contra o Barcelona na Liga - Dominique Faget/AFP
Associação catalã reclamou de postura do Real Madrid no clássico contra o Barcelona na Liga Imagem: Dominique Faget/AFP

Das agências internacionais

Em Madri (Espanha)

07/10/2011 11h03

A Uefa analisa uma denúncia de “racismo anticatalão” do Real Madrid. A associação Amigos da Língua Catalã reclamou da postura do clube durante o clássico contra o Barcelona pela última edição da Liga dos Campeões.

A denúncia foi feita com base na partida de ida do duelo, disputada no Santiago Bernabéu. De acordo com a associação, o clube da capital espanhola impediu o uso do idioma catalão, língua “oficial” do Barcelona, no sistema de som do estádio.

Além disso, o grupo Amigos da Língua Catalã também acusa o Real Madrid de impedir que a torcida do Barcelona gritasse “puta Barça, puta Cataluña” durante a partida.

A denúncia foi formalizada em 27 de junho, dois meses depois do jogo. A entidade justificou a demora em enviar o documento à Uefa: “Quisemos esperar um tempo prudente para ver se alguma entidade defensora dos direitos individuais denunciaria tais atos”.

A Uefa analisará a denúncia e pedirá à diretoria do Real Madrid para que dê sua versão para o caso. Além disso, a entidade solicitou aos Amigos da Língua Catalã para que providenciem as imagens de TV daquele jogo para argumentar sua acusação.

Mesmo jogando na casa do Real Madrid, o Barcelona venceu por 2 a 0. No Camp Nou, o empate por 1 a 1 permitiu ao time catalão se classificar para a final. Na decisão, o Barça derrotou o Manchester United por 3 a 1 no estádio de Wembley.