Topo

Barcelona "transcendental", brasileiros e "conto de fadas" cipriota se destacam na Liga

Clássico entre Milan e Barcelona confirmou expectativa por um bom jogo na Champions - AFP PHOTO / OLIVIER MORIN
Clássico entre Milan e Barcelona confirmou expectativa por um bom jogo na Champions Imagem: AFP PHOTO / OLIVIER MORIN

Do UOL Esporte

Em São Paulo

24/11/2011 07h52

Milan e Barcelona confirmaram as expectativas e fizeram um grande jogo pela quinta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. A vitória por 3 a 2 do time espanhol foi o maior destaque dos jogos desta quarta-feira pelo torneio. O dia foi histórico para o APOEL Nicósia. Pela primeira vez, um clube do Chipre avança para as oitavas de final da principal competição interclubes da Europa.

A imprensa espanhola se dividiu ao comentar a vitória do Barcelona. O Mundo Deportivo, mais ligado ao time catalão, destacou o duelo como “o melhor desta edição da Liga dos Campeões”. O Marca, de Madri, viu a partida sob outro ponto de vista e ressaltou os “erros de arbitragem” que favoreceram o Barça.

Outro time espanhol também chamou a atenção. O Valencia não teve dó do Genk e goleou o time belga por 7 a 0. Soldado foi o artilheiro da noite com três gols. O atacante Jonas, que fez os dois gols da vitória da seleção brasileira no último amistoso contra o Egito, também deixou sua marca.

Já o APOEL Nicósia vive um sonho. Com o empate sem gols com o Zenit St. Petersburgo fora de casa, a equipe se classificou para as oitavas e confirmou sua condição de sensação do torneio. Em campo, o time cipriota contou com dois brasileiros como titulares: Marcelo Oliveira e Gustavo Manduca.

Além do APOEL Nicósia, mais dois times garantiram suas vagas nas oitavas com as partidas desta quarta: Bayer Leverkusen (vitória por 2 a 1 sobre o Chelsea) e Arsenal (triunfo sobre o Borussia Dortmund por 2 a 1).

Confira os destaques das partidas desta quarta-feira pela Liga dos Campeões:

JORNAIS: CONTRASTE ESPANHOL, EUFORIA CIPRIOTA E ORGULHO ITALIANO

MUNDO DEPORTIVO (Espanha)
O clássico entre Milan e Barcelona foi emocionante e teve grandes momentos. O jornal classificou a partida como “espetacular”. “O Barça conquistou uma grande vitória sobre um grande rival e em um grande cenário”, descreveu a publicação, que ainda chamou o triunfo por 3 a 2 de “transcendental”. O diário ainda ressalta que o treinador deve poupar jogadores contra o BATE Borisov, na última rodada da fase de grupos, de olho no clássico contra o Real Madrid
MARCA (Espanha)
O jornal não deixou de destacar a vitória do Barcelona, mas adotou um tom mais contido. O Marca elogiou a atuação de Xavi, que “brilhou sobre os demais e eclipsou Messi, Ibrahimovic e a nefasta arbitragem de Wolfgang Stark”. A publicação criticou o árbitro alemão por marcar um pênalti “inexistente” a favor do Barcelona e por dar um cartão amarelo para Nesta em vez de mostrá-lo a Aquilani. O Marca salientou o “risco” de Guardiola por escalar três zagueiros.
LA GAZZETTA DELLO SPORT (Itália)
Apesar da derrota do Milan para o Barcelona, o jornal fez uma avaliação positiva da atuação da equipe rossonera. “Milan entre luz e sombra; quando perder dá confiança” foi a manchete usada pela publicação para descrever a partida. Para o diário, “há margem” para o Milan evoluir, principalmente com a possibilidade de contratação de reforços em janeiro. Pato (“longe de estar em forma”) e Robinho (“que não pode mais perder gols elementares”) tiveram atuações criticadas.
CYPRUS MAIL (Chipre)
A histórica classificação do APOEL Nicósia para as oitavas da Liga dos Campeões ganhou grande destaque no jornal. “Foi uma noite memorável para o futebol cipriota”, destacou a publicação. Para o diário, o APOEL “continua seu conto de fadas” no torneio. No entanto, nem tudo foi motivo de comemoração. O Cyprus Mail relatou a violência de alguns torcedores em Nicósia. Houve casos de vandalismo pelas ruas da cidade e quatro jovens foram detidos.

 

BRASILEIROS SE DESTACAM COM GOLS E VAGA INÉDITA

HULK
O atacante do Porto voltou a ser decisivo. Hulk abriu o placar para o atual campeão português na vitória por 2 a 0 sobre o Shakhtar Donetsk e manteve a equipe na briga pela vaga nas oitavas
JONAS
Soldado roubou a cena com três gols, mas Jonas também deixou sua marca na goleada do Valencia sobre o Genk. O brasileiro abriu o caminho do time espanhol nos 7 a 0 sobre a equipe belga.
GUSTAVO MANDUCA E MARCELO OLIVEIRA
Nem mesmo o mais otimista dos torcedores do APOEL Nicósia pensaria que o time cipriota se classificaria para as oitavas em um grupo com Porto e Shakhtar Donetsk. Os brasileiros foram titulares no histórico 0 a 0 com o Zenit.

AS REPERCUSSÕES DO CLÁSSICO ENTRE MILAN E BARCELONA

Josep Guardiola, treinador do Barcelona
Pensei que esta seria uma partida como a do Camp Nou, onde o Milan se defendia muito. A máxima agora é nos prepararmos para o Mundial do Japão e conseguirmos o segundo título intercontinental. Leia mais
Massimiliano Allegri, treinador do Milan
Saímos da partida com a autoestima elevada e sabendo que podem competir com qualquer um. Se continuarmos jogando assim, podemos chegar até a final. Durante o primeiro tempo, o Barça foi muito superior Leia mais
Xavi, meio-campista do Barcelona
Foi uma grande partida, muito boa de ver, contra um rival italiano que quis jogar no ataque. É uma vitória importante, de muito prestígio Leia mais