Topo

Uefa nega 'marmelada' do Zagreb e atribui 7 a 1 à fragilidade do time croata

Briand e Dabo celebram gol do Lyon, em duelo suspeito que terminou em goleada -
Briand e Dabo celebram gol do Lyon, em duelo suspeito que terminou em goleada

Do UOL Esporte

Em São Paulo

08/12/2011 18h17

A derrota do Dinamo Zagreb diante do Lyon por 7 a 1 levantou suspeitas de que o time croata teria entregado o jogo de propósito para premiar determinados apostadores. A UEFA emitiu comunicado negando a possibilidade de “marmelada”, destacando que o Zagreb já havia sofrido goleada na competição.

O jornal espanhol Marca divulgou uma foto da "piscadinha da discórdia" entre o jogador do Dinamo e Gomis durante a partida entre as equipes pela Liga dos Campeões na última quarta

Nesta Liga, o Zagreb caiu diante do Real Madrid por 6 a 2. A campanha do Zagreb foi terrível: seis derrotas e 22 gols sofridos.

A vitória do Lyon fora de casa contra o Zagreb teve peso decisivo para a classificação às oitavas da Liga, afinal o Lyon precisava vencer por goleada, feito obtido com os 7 a 1 no Zagreb. Pior para o Ajax, que dependia desse jogo para avançar à próxima fase.

Para evitar novos confrontos com equipes fracas, muitos torcedores e dirigentes pedem uma Liga com menos equipes. A ideia não agrada Michel Platini, presidente da UEFA.

“Temos que respeitar o que acontece em campo. Há sempre pessoas que são felizes e as pessoas que são infelizes”, disse o dirigente francês.

Para avançar para a segunda fase da Liga dos Campeões, o Lyon tinha uma missão complicada pela frente. A equipe francesa precisava vencer o Dinamo Zagreb, contar com um tropeço do Ajax contra o Real Madrid e ainda tirar uma diferença de sete gols para o time holandês.

O cenário parecia improvável, porém o Lyon venceu seu jogo por 7 a 1, contou com a força do time de José Mourinho, que mesmo fora de casa e com time misto bateu o Ajax por 3 a 0, e está nas oitavas de final da Liga de Campeões.

A vaga foi conquistada, mas toda essa série de fatores e combinações levantaram suspeitas de um possível acordo entre Lyon e Dinamo. A equipe francesa saiu perdendo, empatou no final da primeira etapa e marcou cinco gols em 25 minutos.