Topo

Real e Barcelona fogem dos favoritos na Liga dos Campeões; Milan pega Arsenal

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/12/2011 09h25

Real Madrid e Barcelona escaparam dos rivais mais difíceis no primeiro mata-mata da Liga dos Campeões. Enquanto os dois grandes espanhois vão encarar CSKA Moscou e Bayer Leverkusen, respectivamente, o Milan vai encarar o Arsenal, em um dos confrontos mais delicados das oitavas de final. 

À primeira vista, os times mais ameaçados são os dois ingleses. Além do Arsenal, que encara o Milan, o Chelsea também terá um adversário complicado pela frente. Depois de se classificar no sufoco na primeira fase, Drogba e companhia vão enfrentar o Napoli, um dos times médios mais fortes do continente. 

A surpresa suíça Basel, que derrubou o Manchester United na primeira fase, vai enfrentar o Bayern de Munique, finalista do torneio há dois anos. O Appoel, do Chipre, outra surpresa entre os classificados para o mata-mata, terá pela frente o Lyon, da França, que conseguiu a vaga com uma goleada suspeita sobre o Dinamo de Zagreb, na rodada derradeira. 

Em baixa no Italiano, a Inter de Milão vai à França para disputar uma vaga nas quartas contra o Olympique de Marselha. Já o Benfica, outro grande do continente ainda vivo na disputa, terá de jogar na fria São Petersburgo, na Rússia, contra o Zenit. 

Os vencedores de cada um desses confrontos garante vaga nas quartas, quando um novo sorteio definirá o caminho de cada clube até a final, que será disputada em Munique. 

A cerimônia da Uefa também decidiu os rumos da Liga Europa, que entra na primeira fase de mata-mata com 16 confrontos. Manchester United e Manchester City, eliminados da primeira fase da Liga dos Campeões, são os grandes astros do torneio, mas não tiveram sorte. A dupla vai enfrentar Ajax, da Holanda, e Porto, de Portugal, respectivamente. 

A Lazio, outra atração da competição com o brasileiro Hernanes, terá o difícil Atlético de Madri pela frente. 

Confira todos os confrontos da Liga Europa: 

Porto (POR) x Manchester City (ING)
Ajax (HOL) x Manchester United (ING)
Lokomotiv Moscou (RUS) x Athletic Bilbao (ESP)
Salzburg (AUT) x Methalist Kharkiv (UCR)
Stoke City (ING) x Valencia (ESP)
Rubin Kazan (RUS) x Olympiakos (GRE)
AZ Alkmaar (HOL) x Anderlecht (BEL)
Atlético de Madrid (ESP) x Lazio (ITA)
Steua Bucareste (ROM) x Twente (HOL)
Vitoria Pilzen (TCH) x Schalke 04 (ALE)
Wisla Cracóvia (POL) x Standard Liege (BEL)
Braga (POR) x Besiktas (TUR)
Udinese (ITA) x PAOK (GRE)
Trabzonspor (TUR) x PSV (HOL)
Legia Varsóvia (POL) x Sporting (POR)