Topo

Barça perde aura de imbatível e expõe fragilidades com reclamações e receio do Milan

Técnico Guardiola lamenta oportunidade do Barcelona no jogo desta quarta-feira - AFP PHOTO / GIUSEPPE CACACE
Técnico Guardiola lamenta oportunidade do Barcelona no jogo desta quarta-feira Imagem: AFP PHOTO / GIUSEPPE CACACE

Do UOL, em São Paulo

29/03/2012 06h02

O Barcelona exibe o futebol mais elogiado do mundo e tem o maior gênio dos campos na atualidade. Mas não é perfeito. O primeiro duelo contra o Milan pelas quartas de final da Liga dos Campeões mostrou uma equipe sem a aura de imbatível e até com fragilidades expostas pelas reclamações e o discurso receoso diante do adversário.

O time catalão foi melhor que o Milan e impôs sua superioridade com sua tradicional troca de passes, mas não foi suficiente para sair do 0 a 0 com no San Siro. O desfecho já causa preocupações ao técnico Pep Guardiola e aos jogadores para a partida da próxima terça-feira, no estádio Camp Nou, em Barcelona.

"Imagino que um gol não será suficiente”, disse o treinador da equipe que precisa de uma vitória simples para se classificar. Um empate com gols dá a vaga nas semifinais ao Milan, enquanto um novo 0 a 0 leva a decisão para a prorrogação.

Guardiola mostrou grande respeito ao Milan e até uma certa fragilidade. "Para ganhar a Liga dos Campeões, você tem que superar um monte de coisas, é o que faz com que alguns desportistas sejam melhores que outros. Ganhamos muito nos últimos quatro anos, mas também sentimos e perdemos partidas".

Sobre o empate de quarta-feira, não faltaram reclamações dos barcelonistas em relação ao gramado, à arbitragem e aos próprios erros. Xavi era um dos mais exaltados, deixando de lado sua habitual discrição. A principal bronca era com o pênalti não marcado em Alexis Sánchez, ainda no primeiro tempo.

“O pênalti sobre Alexis é claríssimo", afirmou ele. “O campo não estava bom e, para nós, é uma desvantagem. Agora, jogamos tudo no Camp Nou", disse.

Torcedores pedem Messi no Milan

Lionel Messi não é ídolo apenas da torcida do Barcelona. Mesmo atuando no lado rival, o argentino também ganhou a admiração dos torcedores do Milan. No primeiro jogo das quartas da Liga, as homenagens ao craque foram vistas nas arquibancadas do San Siro. “Queremos Messi no Rossonero”, dizia o cartaz.

BAYERN EVITA CLIMA DE 'JÁ GANHOU' E FOCA JOGO DE VOLTA DAS QUARTAS

O Bayern ficou mais perto de disputar a final da Liga em seu estádio após a vitória por 2 a 0 sobre o Olympique de Marselha, na quarta-feira. Mas terá que eliminar o time francês e passar pela semifinal, quando deve enfrentar o Real Madrid, que bateu o Apoel por 3 a 0 na terça-feira.

"Ainda há noventa minutos para serem jogados e obtermos uma classificação, então eu não quero falar sobre um possível adversário nas semifinais", disse o técnico alemão Jupp Heynckes, ao ser perguntado sobre um confronto com o Real na próxima fase.

No lado do Olympique, o técnico Didier Deschamps tenta manter otimismo, mas sabe que a tarefa é árdua. "Obviamente vai ser muito complicado. O Bayern tem muitas qualidades. Eles têm uma impressionante força ofensiva. Mas não devemos cair no fatalismo exagerado, ainda temos coisas para jogar", disse.