Topo

Contra melhor "caçador" de Messi, Barça põe coadjuvantes à prova diante do Milan

Messi lamenta chance de gol perdida no jogo de ida das quartas de final contra o Milan - AFP PHOTO / GIUSEPPE CACACE
Messi lamenta chance de gol perdida no jogo de ida das quartas de final contra o Milan Imagem: AFP PHOTO / GIUSEPPE CACACE

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

03/04/2012 06h00

O Barcelona encara o Milan, nesta terça-feira, no estádio Camp Nou, e pode precisar mais ainda de seus coadjuvantes se quiser avançar às semifinais da Liga dos Campeões da Europa. Isso porque o clube de Milão, que carrega o tradicional futebol de marcação de seu país, parece ser o que melhor sabe neutralizar o argentino Lionel Messi. A partida será disputada a partir das 15h45 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do Placar UOL Esporte.

MÉDIA DE MESSI CONTRA RIVAIS NA LIGA

EquipeMédia
Bate Borisov2 gols
Viktoria Pilsen1,5 gol
Bayern Leverkusen3 gols
Milan0,33 gol

Contra o Milan, Messi marcou apenas um gol, de pênalti, nos três jogos até agora nesta temporada (dois pela fase de grupos e um pela ida das quartas de final da Liga). Média de 0,33 por jogo, a menor entre times que o meia-atacante enfrentou mais de uma vez. Na atual temporada, ele marcou 56 vezes em 48 partidas, média de 1,16.

Só três times não levaram gols de Messi ainda na temporada 2011/12 quando ele esteve em campo: Sporting Gijón, Espanyol e Getafe. Mas ele só jogou uma vez contra estas equipes e, contra as duas últimas, ainda jogará pelo returno do Espanhol e pode marcar.

MESSI NO ESPANHOL E COPA DO REI

EquipeMédia
Sevilla0,5 gol
Granada1,5 gol
Real Sociedad0,5 gol
Real Madrid0,6 gol
Villarreal1 gol
Valência1 gol
Osasuna1,25 gol
Atlético de Madrid2 gols
Mallorca2 gols
Bilbao1 gol
  

Só mais dois clubes, além do Milan, ficaram pelo menos dois jogos sem levar gols do argentino: Real Madrid e Valencia. Mas, em nos outros duelos contra esses clubes, ele fez bem mais a diferença. Marcou quatro em um só jogo contra o Valencia e tem média de um por partida.

Contra o Real, marcou três vezes até agora na temporada. Média de 0,6 por jogo, quase o dobro do que fez contra o time italiano. E o Barça levou a melhor contra Real e Valencia em três mata-matas, batendo o rival da capital na Supercopa da Espanha e Copa do Rei, mesmo competição pela qual eliminou o Valencia.

E na Liga é que parece que Messi gosta de se destacar. Exceto os duelos contra o Milan, que aparece a dificuldade, sua média de tentos é de 2,2 por partida. O Bayer Leverkusen foi castigado com seis gols, o Bate Borisov com dois, e Viktoria Pilsen com três.

Mas, pelos três jogos até agora contra o Milan, o time catalão mostra que pode se virar se o argentino não decidir. Foram cinco gols, sendo que os coadjuvantes apareceram.

Pedro e Villa (que está machucado e não joga) marcaram no empate por 2 a 2 em Barcelona, na fase de grupos, e Xavi e Van Bommel, contra anotaram os outros dois na vitória por 3 a 2 em Milão.

Com o 0 a 0 na ida das quartas de final, o Barça precisa de vitória simples para avançar. Empate com gols classifica o Milan, de Ibrahimovic, Robinho e Alexandre Pato. O problema para o time italiano é a defesa desfalcada. Thiago Silva e Nesta, machucados, não jogam.