Topo

Por clássico na final da Liga, Barcelona e Real Madrid terão de lidar com inédita desvantagem

Messi e Mourinho lamentam derrotas do Barcelona e do Real Madrid na Liga - Jasper Juinen/Getty Images e Michaela Rehle/Reuters
Messi e Mourinho lamentam derrotas do Barcelona e do Real Madrid na Liga Imagem: Jasper Juinen/Getty Images e Michaela Rehle/Reuters

Do UOL, em São Paulo

19/04/2012 06h00

Para conseguirem a classificação para a decisão da Liga dos Campeões e protagonizarem um Super Clássico na final, Real Madrid e Barcelona terão de lidar com uma situação inédita até aqui na competição. Derrotadas nas partidas de ida das semifinais, as equipes espanholas ainda não haviam largado em desvantagem no torneio.

LEIA MAIS

  • Felix Ordonez/Reuters

    José Mourinho acredita na virada: "Real Madrid não precisa de um resultado maluco"; Muller acusa brasileiro Marcelo de agressão

Na terça-feira, foi o Real Madrid quem perdeu. A equipe foi até a Alemanha e, contra o Bayern de Munique, acabou derrotada por 2 a 1. Ribéry e Mario Gomez marcaram pelo time da casa, enquanto Ozil fez o gol dos merengues.

Nas oitavas de final, o Real eliminou o CSKA com um empate por 1 a 1 na Rússia e uma fácil vitória por 4 a 1 na Espanha. Nas quartas, a vítima foi o APOEL, que perdeu de 3 a 0 no Chipre e de 5 a 2 em Madri.

Na quarta, foi a vez do Barcelona cair. Na Inglaterra, o time catalão perdeu para o Chelsea por 1 a 0. O gol dos Blues foi anotado pelo centroavante marfinense Drogba.

Com um placar adverso pela primeira vez em sua campanha, o Barça eliminou, nas oitavas de final, o Bayer Leverkusen com duas vitórias: 3 a 1 na Alemanha e sonoros 7 a 1 na Espanha. Nas quartas, contra o Milan, triunfo por 3 a 1 no Camp Nou após empate em 0 a 0 na Itália.

LEIA MAIS

  • Mike Hewitt/Getty Images

    Terry diz que Chelsea não tem medo do Barcelona

Precisando da virada para chegarem à final, Real Madrid e Barcelona adotaram táticas diferentes após a partida. José Mourinho, comandante dos Merengues, mostrou confiança na vitória de sua equipe sobre o Bayern.

“Teremos um jogo difícil, mas não precisamos conseguir um resultado maluco. Precisamos jogar uma boa partida e vencer por 1 a 0, 2 a 0 ou 3 a 1. Acho que a equipe tem capacidade para isso”, afirmou o treinador.

Josep Guaradiola, técnico do Barcelona, por sua vez, preferiu jogar a pressão para o lado do adversário.

“Agora o Chelsea é favorito, mas vamos tentar dar a volta por cima em casa”, afirmou o comandante da equipe catalã, após a derrota para os ingleses.

GOMEZ ENCOSTA EM MESSI NA ARTILHARIA

Na quarta, contra o Chelsea, Messi passou em branco e, de quebra, ainda perdeu a bola no gol que originou o gol da equipe inglesa. Quem se aproveitou disso foi Mario Gomez, centroavante do Bayern de Munique, que deixou sua marca contra o Real Madrid, chegou a 12 na Liga dos Campeões e está a apenas dois do argentino na briga pela artilharia.