Topo

Messi é crucial na eliminação do Barcelona, mas segue com crédito e em alta no clube

Messi cobra pênalti e a bola explode no travessão do goleiro Peter Cech, do Chelsea - Alberto Estévez/EFE
Messi cobra pênalti e a bola explode no travessão do goleiro Peter Cech, do Chelsea Imagem: Alberto Estévez/EFE

Do UOL, em São Paulo

25/04/2012 06h00

Lionel Messi segue com o apoio total dos companheiros de Barcelona, do técnico Pep Guardiola e do presidente do clube, Sandro Rossel, apesar de ter sido decisivo para a eliminação do Barcelona na Liga dos Campeões, na última terça-feira, ao perder um pênalti no segundo tempo, quando a partida estava 2 a 1 para os catalães. O resultado de 3 a 1 garantiria a classificação do Barcelona para a final da competição, mas o argentino acertou o travessão.

"Chegamos aqui graças a este menino, logo, temos que agradecê-lo pelo que fez. Minha admiração é insuperável, por seu atrevimento, sua coragem. É um exemplo de competitividade, que nos motiva a ser melhores", afirmou Pep Guardiola, em entrevista coletiva após a eliminação de sua equipe. Eleito melhor do mundo nos três últimos anos, o craque deixou o campo chorando, mas aplaudido de pé pela torcida de seu time.

Na partida de ida, em Londres, Messi já havia falhado e sido "decisivo" na derrota do Barcelona. No fim do primeiro tempo, perdeu uma bola no meio do campo para o capitão do Chelsea, Frank Lampard, que armou o contra-ataque puxado por Ramires e resultou no gol de Drogba. A "maldição" do camisa 10 catalão contra os Blues, no entanto, não é de hoje. Em sua carreira, ele nunca conseguiu marcar contra a equipe inglesa, em oito partidas. E mais: sequer conseguiu vencer o Chelsea nestes confrontos.

Na Liga dos Campeões deste ano, o Barcelona fez 12 jogos, contra cinco adversários diferentes (enfrentou o Milan duas vezes na fase de classificação e duas nas quartas de final). Desses, Messi só não deixou sua marca justamente contra os ingleses. Contra os outros, anotou nada menos do que 14 dos 20 gols dos espanhois na competição (70% dos tentos, ao todo). Foram três ante o Milan (um na primeira fase, dois nas quartas), dois gols no BATE Borisov, três no Viktoria Plzen e seis no Bayern Leverkusen.

"Não creio que Messi tenha que ser criticado por nada. É um ganhador nada e está com o mesmo sentimento que os outros jogadores no vestiário", afirmou Andres Iniesta, autor do segundo gol da equipe no empate por 2 a 2 com o Chelsea.

CHELSEA ELIMINA O BARÇA COM GOLAÇO DE RAMIRES E ERRO DE MESSI

Há anos o Barcelona amedronta adversários, quebra recordes e já foi considerado até a melhor equipe de todos os tempos. Mas nesta terça-feira mostrou que também é passível de falhas, inseguranças e sente a pressão. Com um golaço de Ramires, o Chelsea aproveitou o nervosismo rival e o pênalti perdido por Lionel Messi para avançar à final da Liga dos Campeões com o empate por 2 a 2, no Camp Nou. O Chelsea descartou a chance de ‘final dos sonhos’ entre os rivais Barça e Real Madrid. Agora, espera o adversário para a final no dia 19 de maio, em Munique.

PIQUÉ FICA DESACORDADO APÓS LEVAR ENCONTRÃO E VAI PARA O HOSPITAL

Piqué deu um grande susto na namorada Shakira e nos torcedores do Barcelona no duelo contra o Chelsea pela semifinal da Liga dos Campeões, nesta terça-feira. O zagueiro trombou fortemente com o goleiro Valdés, bateu a cabeça e ficou desacordado no gramado. Depois de ser susbtituído pelo brasileiro Daniel Alves, o Barcelona confirmou que o atleta foi levado a um hospital por meio de seu Twitter. "Piqué foi levado ao hospital para exames. O jogador sofreu uma leve concussão", disse. Sem Piqué, que passará a noite no hospital, o Barcelona empatou com o Chelsea em 2 a 2 e foi eliminado da Liga dos Campeões.