Topo

Suspenso, Ramires revela "vontade de chorar" por ficar fora da final da Liga dos Campeões

Decisivo nos dois jogos contra o Barcelona, Ramires não jogará a final contra o Bayern - Felice Calabro/AP
Decisivo nos dois jogos contra o Barcelona, Ramires não jogará a final contra o Bayern Imagem: Felice Calabro/AP

Ricardo Espina

Do UOL, em São Paulo

19/05/2012 09h01

Ramires teve papel decisivo na classificação do Chelsea para a final da Liga dos Campeões. O meio-campista, porém, não estará em campo neste sábado no estádio Allianz Arena. Suspenso, o brasileiro terá que se contentar com o papel de torcedor contra o Bayern de Munique e tenta conter a ansiedade.

Nas semifinais do torneio, Ramires foi um dos destaques nas duas partidas contra o Barcelona. No jogo de ida, em Londres, o brasileiro deu assistência para Drogba marcar o gol da vitória por 1 a 0. No Camp Nou, na partida de volta, o meio-campista fez um golaço por cobertura em um momento crucial – o Barcelona havia feito 2 a 0, placar que o classificava para a decisão. No fim, o empate por 2 a 2 levou os Blues à decisão.

Apesar de eliminar um dos maiores favoritos ao título, Ramires tinha um motivo para lamentação. O cartão amarelo recebido por ele ainda no primeiro tempo o tirou da final, algo difícil de aceitar. “Agora que chegou o jogo caiu a ficha. Dá até vontade de chorar. É como falam, roí o osso, mas na hora de comer o filé vou ficar de fora. Mas paciência. Agora é dar força para quem for jogar”, disse Ramires, em entrevista ao UOL Esporte.

Com uma forte marcação, o Chelsea conseguiu barrar Lionel Messi e companhia. Ramires revelou a fórmula para eliminar aquele que é considerado por muitos como o melhor time do mundo. “O segredo foi a humildade. Não tem como encarar o Barcelona jogando de igual para igual. Marcamos forte e procuramos jogar  quando foi possível. Graças a Deus, acabou dando tudo certo”, comentou.

O meio-campista destacou seu bom desempenho, não apenas nas últimas partidas do Chelsea. “Fiquei feliz com minha temporada inteira. Apareci mais no final por conta dos jogos decisivos. Passei uma primeira temporada de adaptação aqui e nessa segunda já sabia os atalhos para chegar onde eu queria. Isso também foi muito importante”, analisou.

Ramires também descartou qualquer problema entre o elenco e o treinador André Villas-Bom, que deixou o comando da equipe por conta dos resultados ruins. “Não havia problema algum. O futebol tem dessas coisas. Nem sempre dá certo. Infelizmente aconteceu do André não conseguir os resultados esperados pela direção, mas ele é um grande treinador. Di Matteo pegou o time num momento complicado, ousou contra o Napoli, conseguimos a vaga de forma heroica e a partir dali a confiança voltou. Acho que esse lado psicológico foi muito importante”, afirmou.

Por fim, o brasileiro preferiu não apostar qual será o resultado do jogo em Munique. “Temos que jogar como em toda temporada. Não adianta mudar tudo. Fizemos um  jogo atípico com o Barcelona, mas nos demais também tivemos uma postura ofensiva. Mas é complicado fazer qualquer previsão. A equipe vai precisar sentir o jogo e a melhor forma de superá-los”, concluiu.

Bayern de Munique e Chelsea se enfrentam a partir das 15h45 (horário de Brasília) deste sábado, com transmissão ao vivo da ESPN Internacional, Globo e Bandeirantes. O Placar UOL Esporte fará o acompanhamento lance a lance da partida.