Topo

Com golaço, Spartak vence Fenerbahçe e fica perto da fase de grupo da Liga dos Campeões

Brasileiro Christian, do Fenerbahçe chuta bola diante de Rômulo, do Spartak Moscow  - Yuri Kadobnov / AFP Photo
Brasileiro Christian, do Fenerbahçe chuta bola diante de Rômulo, do Spartak Moscow Imagem: Yuri Kadobnov / AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

21/08/2012 14h51

O Fenerbahçe, da Turquia, foi até a Rússia disposto a empatar com o Spartak Moscow, mas acabou perdendo por 2 a 1 graças um golaço de Dimitri Kombarov. O russo completou um escanteio com um belo chute de esquerda, de primeira, e garantiu vantagem para o jogo da volta, marcado para a próxima quarta em Istambul. Como gols fora de casa são um critério de desempate, uma vitória por 1 a 0 do Fenerbahçe garante a classificação aos turcos.

Além de Kombarov, marcaram o nigeriano Emmenike, para o Spartak, e o holandês Kuyt, para o Fenerbahçe. Porém, alguns dos personagens principais da partida foram brasileiros.

O meia Alex foi barrado no Fenerbahçe por um desentendimento com o técnico Ayut Kocaman. O volante Rômulo, que defendeu a seleção brasileira na Olimpíada de Londres e foi recentemente contratado pelo Spartak, se chocou com um adversário e saiu machucado ainda no primeiro tempo.

O volante Christian, ex-Corinthians, foi empurrado à frente e se transformou no único armador do time turco, mais preocupado em não tomar gols do que a fazê-los. Mas foi o atacante Ari, ex-Fortaleza, quem mudou o jogo no segundo tempo e permitiu ao time da casa ter mais chances para chegar à vitória.

Ayut Kocaman, técnico turco, armou uma retranca que deixou um jogo frio no primeiro tempo, quase sem chances de gol. O esquema defensivo fez os russos dominarem o meio-campo durante todos os 45 minutos iniciais. Na segunda etapa, porém, Ari começou a aparecer mais, abrir espaços na defesa turca e fazer a bola rolar melhor nas laterais do campo.

E foi pela esquerda que saiu o primeiro tento da partida, depois que Emmenike completou um cruzamento em um sem-pulo. Atrás do marcador, os turcos saíram para o jogo e contaram com a colaboração da defesa russa. O holandês Kuyt completou uma linha de passe de cabeça e empurrou ao gol vazio para empatar aos 20min do segundo tempo: 1 a 1.

Mas o Spartak soube se recuperar rapidamente do vacilo. Quatro minutos depois, Kombarov acertou seu chute raro e permitiu a seu time ter mais tranquilidade para tocar a bola. Com o domínio das ações, os russos tiveram calma para buscar o terceiro até o fim da partida.

Outras quatro partidas nesta terça e cinco na quarta completam a rodada de ida das eliminatórias da Liga dos Campeões. Os jogos da volta serão na semana que vem. As dez equipes que avançarem, se juntam às outras 22 classificadas diretamente à fase de grupos junto com o Chelsea, atual campeão. No dia 30, um sorteio definirá as chaves da próxima fase.