Topo

Atacante faz gol contra, Dínamo de Kiev vira sobre o Borussia M'gladbach e decide em casa

De Jong (d) faz gol contra na derrota do Borussia M"gladbach para o Dínamo de Kiev - Martin Meissner / AP Photo
De Jong (d) faz gol contra na derrota do Borussia M'gladbach para o Dínamo de Kiev Imagem: Martin Meissner / AP Photo

Do UOL, em São Paulo

21/08/2012 17h35

A torcida do Borussia Mönchengladbach bem que tentou, incentivou do começo ao fim, mas não foi capaz de ajudar sua equipe a se dar bem em casa. Mais forte, o Dínamo de Kiev virou para cima dos mandantes, venceu por 3 a 1 e pode até perder por 2 a 0 na próxima quarta-feira que, ainda assim, estará na fase grupos da Liga dos Campeões. Nas eliminatórias, gol fora de casa é um critério de desempate.

Em Mönchengladbach, o personagem da partida foi o atacante holandês Luuk de Jong, do Borussia, que além de ter errado muito durante todo o jogo, ainda fez um gol contra nos minutos finais que sepultou qualquer chance de reação do time da casa.

O Borussia começou a mil, acelerando o jogo pelas pontas e aproveitando a técnica de seus meio-campistas gringos Arango (venezuelano) e Xhaka (suíço). Mas foi outro estrangeiro quem aproveitou um belo lançamento e, dentro da área, chutou colocado para abrir o placar. O finlandês Ring, com toda frieza possível, matou uma bola venenosa e tocou de direita, rasteiro, no canto do goleiro Koval: 1 a 0 para a festa dos aficionados do Borussia.

Mas os ucranianos não demoraram a acordar no jogo e fazer valer seu elenco mais qualificado. Quando os alemães ainda mandavam na partida, o zagueiro Mikhalik, capitão do Dinamo, pegou uma sobra fora da área, contou com a colaboração da defesa rival que apenas o observou dominar a bola e chutou forte para o gol. Houve um desviou na zaga alemã que matou o goleiro Stegen. O empate calou a torcida da casa.

Mas só por alguns minutos. Logo em seguida, foi possível ouvir os gritos de incentivo dos torcedores que aumentavam conforme o Borussia chegava perto da área ucraniana. Mas aí o time perdeu uma bola na intermediária e permitiu o segundo jato de água fria no chope alemão. Yarmolenko recebeu e completou o contra-ataque com um chute preciso nas redes do Borussia: 2 a 1.

A virada fez o time da casa esmorecer e interromper a reação. Mesmo com as mudanças na equipe, ela não conseguiu assustar os adversários. Ao contrário, o Dínamo esteve até mais perto de aumentar a vantagem. E foi o que aconteceu no final da partida, quando De Jong foi tentar ajudar a defesa e acabou chutando a bola contra as próprias redes: 3 a 1. Os ucranianos podem até perder na semana que vem que chegarão à fase de grupos da Liga.

Outros três jogos completaram a terça-feira das eliminatórias. O Basel perdeu em casa para o Cluj por 2 a 1. O Copenhagen venceu o Lille por 1 a 0 jogando na Dinamarca. E o Helsingborgs, na Suécia, caiu diante do Celtic por 2 a 0. Mais cedo o Spartak já havia vencido o Fenerbahçe (2 a 1).

Na quarta, outros cinco jogos completam a rodada de ida dos playoffs.  As dez equipes que avançarem, se juntam às outras 22 classificadas diretamente à fase de grupos junto com o Chelsea, atual campeão. No dia 30, um sorteio definirá as chaves da próxima fase.