Topo

Braga aposta em 'Fabuloso do Pará' contra Udinese para voltar à Liga dos Campeões

Lima, atacante do Braga, disputa a bola em partida contra o Beira Mar - Paulo Novais/EFE
Lima, atacante do Braga, disputa a bola em partida contra o Beira Mar Imagem: Paulo Novais/EFE

Do UOL, em São Paulo

22/08/2012 06h00

Rodrigo José Lima dos Santos, o Lima, foi o responsável pela única participação do Braga na fase principal da Liga dos Campeões. Por causa de seus três gols contra o Sevilla nos playoffs classificatórios à edição 2010/2011, ele se tornou também a grande esperança do emergente time português de voltar ao maior torneio entre clubes do futebol europeu.

Nesta quarta-feira, às 15h45, contra a Udinese, Lima terá a chance de repetir a incrível noite de 24 de agosto de 2010. Também era o mata-mata preliminar que leva os clubes vencedores à fase de grupos. Na ocasião, o paraense de 29 anos saiu do banco de reservas, marcou três vezes, ajudou o Braga a vencer o Sevilla por 4 a 3 e esmaeceu o brilho de Luis Fabiano, artilheiro do time espanhol.

“O Fabuloso do jogo foi o Lima”, brincou o atacante do Braga referindo-se a si mesmo após aquele jogo. Lima estava há apenas um mês no time. Dois anos e dezenas de gols depois, ele já fincou raízes no coração dos adeptos portugueses, mas admite a possibilidade de sair no futuro próximo.

“Gosto muito de jogar no Braga, da cidade. Os torcedores tratam-me superbem, sinto-me muito bem no clube. Mas também tenho que ser sincero e dizer que no futuro pode acontecer um negócio”, afirma o jogador, pretendido por clubes do futebol italiano, francês e português.

QUARTA-FEIRA DA LIGA DOS CAMPEÕES

15h45 - AEL Limassol x Anderlech
15h45 - BATE Borisov x Hapoel Kiryat Shmona
15h45 - Málaga x Panathinaikos (ESPN Internacional)
15h45 - Dínamo Zagreb x Maribor
15h45 - Braga x Udinese (ESPN Brasil)

Natural de Monte Alegre, uma pequena cidade do oeste do Pará, Lima começou a carreira no Paysandu, onde foi campeão estadual em 2005. Passou por Avaí, Santos, Paraná e Juventus antes de se transferir para o futebol português. Uma campanha de destaque individual pelo Belenenses lhe permitiu chamar a atenção do Braga, que o contratou no ano em que ele tirou o brilho de Luis Fabiano.

Na temporada passada, Lima marcou 20 gols e terminou como artilheiro do Português empatado com Oscar Cardozo, do Benfica. Ele será um dos 16 brasileiros que tentarão ajudar o time português a voltar à Liga dos Campeões. A partida será em Portugal. O jogo da volta está marcado para a próxima terça-feira em Udine.

Outras quatro partidas completam a rodada de ida dos playoffs da Liga dos Campeões. As dez equipes classificadas se juntam aos 22 clubes que garantiram passaporte direto para a fase de grupos, através dos campeonatos nacionais, além do Chelsea, campeão da última edição do torneio.

O sorteio que fará a composição dos grupos da próxima fase acontecerá no dia 30 de agosto, um dia após a realização das últimas partidas de volta desta fase. A decisão da competição acontecerá no dia 25 de maio, no Estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra.