Topo

Mata-mata da Liga dos Campeões tem golaço, milagre e Gusttavo Lima tocando no intervalo

Goleiro Brkic, da Udinese, vê a bola passar longe em gol do brasileiro Ismaily, do Braga - Paulo Duarte/AP Photo
Goleiro Brkic, da Udinese, vê a bola passar longe em gol do brasileiro Ismaily, do Braga Imagem: Paulo Duarte/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

22/08/2012 17h36

Dez equipes se confrontaram nesta quarta-feira nos jogos de ida das eliminatórias para Liga dos Campeões. Os jogos valem vagas na fase de grupos do torneio mais importante do continente europeu.

Em Portugal, o Braga empatou com a Udinese por 1 a 1, com um golaço do brasileiro Ismaily Santos. O zagueiro acertou um belo chute quase do meio-campo no ângulo do goleiro da equipe italiana. A bola ainda tocou no travessão antes de entrar. Foi o gol de empate.

Antes dele, o goleiro Beto, do Braga, já havia feito um milagre ao se esticar duas vezes para defender chutes dos atacantes da Udinese, um deles à queima-roupa. O tento que abriu o placar para a Udinese foi marcado por Basta.

O empate foi lamentado pelos portugueses, que terão de decidir fora de casa a vaga na fase de grupos da Liga em Udine, na próxima terça-feira. O time italiano só precisa de uma vitória simples. Empate sem gols também faz o alvinegro avançar.

Um detalhe curioso marcou o intervalo da partida em Braga. Assim que o juiz apitou o fim da primeira etapa, os alto-falantes do Estádio Municipal começaram a tocar a música “Balada Boa”, do cantor brasileiro Gusttavo Lima. A canção, cujo refrão tem “tchê tchê rere”, é sucesso na Europa.  

Em outra partida da tarde, o Málaga, da Espanha, venceu em casa o grego Panathinaikos por 2 a 0 com um golaço do português Eliseu. Ele completou de primeira uma tabelinha perfeita de seus companheiros na grande área. O gol lembrou as melhores jogadas feitas nos últimos anos pelo Barcelona. O outro tento do duelo foi do argentino Demichelis.

Com o triunfo, o Málaga pode até perder em Atenas que ainda estará classificado à fase de grupos. Nos outros jogos da tarde, os mandantes também levaram a vantagem para o jogo da volta. Confira os resultados.

Dinamo Zagreb 2 x 1 Maribor

BATE Borisov 2 x 0 Hapoel Kiryat Shmona

Limassol 2 x 1 Anderlecht

As dez equipes que jogaram nesta quarta e as que duelaram na terça jogam os duelos de volta na próxima semana. Os dez classificados se juntam aos 22 que garantiram passaporte direto para a fase de grupos, através dos campeonatos nacionais, além do Chelsea, campeão da última edição do torneio.

O sorteio que fará a composição dos grupos da próxima fase acontecerá no dia 30 de agosto, um dia após a realização das últimas partidas de volta desta fase. A decisão da competição acontecerá no dia 25 de maio, no Estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra.