Topo

Iniesta surpreende, bate Messi e C. Ronaldo e é eleito o melhor da Europa em 2011/12

Iniesta foi eleito pelos jornalistas o melhor jogador da Europa na temporada 2011/12 - Sebastien Nogier/EFE
Iniesta foi eleito pelos jornalistas o melhor jogador da Europa na temporada 2011/12 Imagem: Sebastien Nogier/EFE

Do UOL, em São Paulo

30/08/2012 14h02

O espanhol Andrés Iniesta foi a surpresa do prêmio de melhor jogador da Europa, concedido pela Uefa nesta quinta-feira pela temporada 2011/12. O meia do Barcelona superou o melhor do mundo Messi e o português Cristiano Ronaldo e recebeu o troféu das mãos do presidente Michel Platini, ex-jogador francês.

LIGA DOS CAMPEÕES

  • Claude Paris/AP Foto

    Real terá 'grupo da morte' com City, Borussia e Ajax; Barcelona e Milan caem em chaves fáceis

O prêmio foi criado em parceria com a "European Sports Media" (ESM) e reconhece o melhor jogador, independentemente da sua nacionalidade, que tenha atuado em algum clube de qualquer país membro da Uefa na temporada anterior. 53 jornalistas europeus votaram ao vivo no vencedor, durante cerimônia em Monaco, que definiu os grupos da Liga dos Campeões 2012/13.

“Estou feliz, muito contente de ter ganhado este troféu. Quero parabenizar o Leo [Messi] e o Cristiano também. É um verdadeiro privilégio estar no pódio com eles, são dois monstros do futebol”, comentou o meio-campista de 28 anos.

O principal título de Iniesta neste ano foi a Eurocopa, pela seleção da Espanha. Cristiano Ronaldo foi bem no torneio, porém não evitou que Portugal perdesse para a Fúria na semifinal.

Em sua primeira edição, no ano passado, o argentino Messi foi o ganhador do prêmio, enquanto Xavi Hernández e Cristiano Ronaldo ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O ranking do quarto ao décimo colocado já havia sido divulgado há duas semanas e não conta com nenhum brasileiro, como pode ser visto a seguir:

4º- Andrea Pirlo (Itália/Juventus) 
5º- Xavi (Espanha/Barcelona)
6º- Iker Casillas (Espanha/Real Madrid)
7º - Didier Drogba (Costa do Marfim/Chelsea e atualmente no Shanghai Shenhua-CHI)
8º- Petr Cech (República Tcheca/Chelsea)
9º - Falcão Garcia (Colômbia/Atlético de Madri)
10º - Mesut Özil (Alemanha/Real Madrid).