Topo

Champions começa cheia de novos ricos e como vitrine para redenção de excluídos de Mano

Ramires comemora gol contra o Barça que lhe rendeu redenção na seleção brasileira - Felice Calabro/AP
Ramires comemora gol contra o Barça que lhe rendeu redenção na seleção brasileira Imagem: Felice Calabro/AP

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

18/09/2012 06h00

Maior torneio de clubes do planeta, a Liga dos Campeões começa nesta terça-feira, com sua fase de grupos, turbinada por novos ricos da Europa e como uma das derradeiras chances de excluídos da seleção de Mano Menezes poderem mostrar serviço pelo sonho da Copa do Mundo de 2014.

Nos últimos anos, o futebol passou a ser alvo de investimento de magnatas mundiais dos mais diferentes setores. A última edição da Liga foi uma vitória do dinheiro oriundo desse tipo de investimento, com o tão sonhado título do Chelsea, turbinado há mais de uma década pelo milionário russo do petróleo Roman Abramovich.

E o clube inglês vê nesta edição grande expansão dos clubes novos ricos. Nesta Liga participam Manchester City, Paris Saint-Germain, Zenit, Shakhtar Donetsk e até o Málaga. Dois desses são responsáveis por grandes contratações da temporada e de titulares da seleção brasileira. Thiago Silva deixou o Milan rumo ao PSG, enquanto Hulk foi para o Zenit na maior transferência da temporada, por 40 milhões de euros (aproximadamente R$ 104 milhões).

Destes, no entanto, apenas City e PSG devem chegar com força para incomodar os maiores favoritos ao título, Real Madrid, Barcelona, Chelsea, Bayern de Munique e Manchester United. “São mais dois entre os vários times capazes de brigar pelo título da competição. Se você parar para analisar todos os times, é fácil chegar à conclusão que é o campeonato mais difícil do mundo”, falou Ramires, destaque no título do Chelsea do ano passado.

ALGUNS BRASILEIROS QUE BUSCAM A SELEÇÃO PELA LIGA DOS CAMPEÕES

  • Kaká está encostado na seleção e no Real e já foi melhor do mundo ao vencer a Liga de 2007

  • Nenê joga pela primeira vez a Liga dos Campeões e busca primeira chance com Mano

  • Assim como Nenê, Maicon é um dos que jogam em um dos novos ricos europeus. Ele vem ficando de fora das convocações de Mano


O ex-jogador do Cruzeiro é o maior exemplo de que o torneio é a grande chance para mudar o rumo de algum jogador excluído da seleção brasileira. Estava esquecido pelo técnico Mano Menezes e não figurava mais nas convocações. Mas foi o destaque de seu time nos dois jogos semifinais contra o Barcelona. Fez um golaço que eliminou os favoritos espanhóis. E agora é titular de novo do time de Mano.

“Sem dúvida [é a grande vitrine]. Muito do que aconteceu comigo no ano passado eu devo àquele jogo contra o Barcelona. Vinha fazendo uma excelente temporada, mas depois daquele jogo as pessoas passaram a prestar mais atenção nisso. Acho que esse é um bom exemplo”, falou o jogador.

A legião brasileira que disputará a Liga dos Campeões e vem ficando fora das convocações de Mano inclui nomes como o zagueiro Alex, o lateral-esquerdo Maxwell e o meia-atacante Nenê (Paris Saint-Germain), Robinho (Milan), Kaká (Real Madrid), Luisão e Bruno César (Benfica), Anderson (Manchester United), Dante e Luis Gustavo (Bayern de Munique), Felipe Melo e Cris (Galatasaray),André Santos (Arsenal), Maicon (Manchester City), Lúcio (Juventus), Julio Baptista (Málaga), Douglas Costa, Fernandinho, William e Dentinho (Shakhtar Donetsk), entre outros.

Disputar a competição é vista como a grande chance para vestir a camisa amarela. Felipe Melo, que por diversas vezes já disse que quer uma nova chance no time brasileiro, volta a jogar depois de três anos.

“Voltar a jogar a Champions League é muito bacana. Você joga contra grandes jogadores, tem todo aquele glamour de escutar o hino. Todos sonham em jogar e vencer. Poder voltar e agora com status de ídolo do time, é uma responsabilidade muito gostosa.  Estou animado”, falou.

Nenê, do Paris Saint-Germain, é outro que espera há algum tempo por uma oportunidade e agora disputa a Champions pela primeira vez, por um dos novos ricos.

“Nosso time é forte, chegaram novos jogadores e mantivemos o time do ano passado. Acho que temos tudo pra fazer uma ótima Liga dos Campeões e confiante que possamos até passar em primeiro lugar. Podemos vencer o  Manchester”, continuou.

Os jogos deste terça começam às 15h45 e terão transmissão do Placar UOL Esporte. Em um dos duelos mais atraentes do dia, o Real Madrid enfrenta o Manchester City, no estádio Santiago Bernabéu.

A expectativa é pela utilização ou não por parte do técnico José Mourinho do meia brasileiro Kaká, que não fazia parte dos planos, mas não conseguiu ser vendido.

Jogos desta terça-feira

GRUPO A
PSG X Díniamo de Kiev
Dínamo Zagreb x Porto

GRUPO B
Olympiacos x Schalke 04
Montpellier x Arsenal

GRUPO C
Málaga x Zenit
Milan x Anderlecht

GRUPO D
Borussia Dortmund x Ajax
Real Madrid x Manchester City
 

VEJA A COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS DA LIGA DOS CAMPEÕES 2012/13

Grupo A
Porto (POR)
Dynamo de Kiev (UCR)
PSG (FRA)
Dínamo de Zagreb (CRO)
Grupo B
Arsenal (ING)
Schalke 04 (ALE)
Olympiacos (GRE)
Montpellier (FRA)
Grupo C
Milan (ITA)
Zenit (RUS)
Anderlecht (BEL)
Malaga (ESP)
Grupo D
Real Madrid (ESP)
Manchester City (ING)
Ajax (HOL)
Borussia Dortmund (ALE)
Grupo E
Chelsea (ING)
Shakhtar Donetsk (UCR)
Juventus (ITA)
Nordsjaelland (DIN)
Grupo F
Bayern de Munique (ALE)
Valencia (ESP)
Lille (FRA)
Bate Borisov (BLR)
Grupo G
Barcelona (ESP)
Benfica (POR)
Spartak Moscow (RUS)
Celtic (ESC)
Grupo H
Manchester United (ING)
Braga (POR)
Galatasaray (TUR)
Cluj (ROM