Topo

Ingleses se rendem a Oscar em dia de 'papai' Piqué lesionado, goleadores e carrasco na Liga

Oscar fez golaço e ganhou vários elogios por atuação destacada em empate do Chelsea - Lefteris Pitarakis/AP
Oscar fez golaço e ganhou vários elogios por atuação destacada em empate do Chelsea Imagem: Lefteris Pitarakis/AP

Do UOL, em São Paulo

20/09/2012 06h01

Oscar caiu nas graças da torcida do Chelsea e da imprensa inglesa por sua atuação destacada no empate por 2 a 2 contra a Juventus pela Liga dos Campeões. Em seu primeiro jogo como titular do time inglês, ele anotou um golaço contra a Juventus e ganhou seguidos elogios do seu treinador e da imprensa inglesa. A quarta-feira também teve Gerard Piqué com emoções bem distintas, brasileiros goleadores (a favor e contra) e um carrasco.

Para o jornal The Guardian, “foi a noite na qual Oscar anunciou sua presença em Stamford Bridge”. A rede britânica BBC considerou o meia “a inspiração do Chelsea com um gol espetacular”. O lance foi classificado pelo diário The Independent como “sublime”. “Oscar, a estrela em ascensão, decorou seu primeiro jogo como titular com um gol estupendo”, descreveu o Daily Mirror.

No entanto, nem tudo foi motivo de comemoração para Oscar. O meia foi substituído aos 30min do segundo tempo após sofrer uma entrada dura de Bonnucci. Ele será avaliado nesta quinta-feira para saber se sofreu algum problema mais sério e desfalcará o Chelsea.

De forma geral, os brasileiros terminaram o dia em alta na Liga dos Campeões. No total, eles marcaram cinco gols a favor... e um contra. Ao tentar cortar um cruzamento, Daniel Alves mandou a bola para suas próprias redes e quase complicou o Barcelona, que derrotou o Spartak Moscow de virada por 3 a 2.

Além de Oscar, outros brasileiros que balançaram as redes foram Rafael Bastos (do CFR Cluj, duas vezes) e Rômulo (do Spartak Moscow).

JORNAIS ELOGIAM OSCAR, CONTESTAM PÊNALTI E DESTACAM MESSI

THE SUN (INGLATERRA)
O tabloide britânico destacou a atuação de Oscar, autor dos dois gols do Chelsea no empate por 2 a 2 com a Juventus. Os elogios foram, sobretudo, ao segundo tento, o mais bonito deles. “O gol merecia dar a vitória em qualquer jogo”, exaltou a publicação ao se referir ao drible dado pelo brasileiro em Pirlo e o chute colocado no ângulo “do lendário goleiro Buffon”. Para o diário, o Chelsea “jogou fora a vantagem, já que os gols de Vidal e Quagliarella deram um ponto à Juventus.”
MARCA (ESPANHA)
O Spartak Moscow surpreendia e vencia o Barcelona por 2 a 1 no Camp Nou. Foi quando apareceu um “certo” Lionel Messi para comandar a virada dos donos da casa. “Messi não gosta de surpresas”, descreveu o jornal Marca. O diário reconheceu que o argentino não estava inspirado, mas “precisou apenas de duas jogadas para acabar com um Spartak Moscow que sonhou na casa do Barça, mas acordou antes do tempo para sua desgraça”.
HÜRRIYET (TURQUIA)
O diário turco reclamou de um pênalti não marcado a favor do Galatasaray logo no início da partida e lamentou as diversas chances perdidas pela equipe para empatar o jogo contra o Manchester United. “Os jogadores protestaram de forma veemente com o árbitro Wolfgang Stark, que não mudou sua decisão”, descreveu a publicação, que usou dois comentários de ex-árbitros para reforçar o erro cometido pela arbitragem.

PIQUÉ, DE PAPAI A LESIONADO EM ALGUMAS HORAS

Gerard Piqué tinha tudo para viver uma quarta-feira única. Sua namorada, a cantora colombiana Shakira, confirmou que está grávida. A alegria do novo "papai", porém, contrastou com a notícia ruim que receberia pouco depois. O zagueiro do Barcelona sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo e deve ficar afastado dos gramados de duas a três semanas. Ele pode ficar fora do clássico contra o Real Madrid, marcado para 7 de outubro.

DIA DE GOLEADORES E PÊNALTIS DESPERDIÇADOS

Além de Oscar, mais três jogadores fizeram dois gols nos jogos desta quarta pela Liga dos Campeões. Lionel Messi foi um deles e teve papel decisivo na vitória por 3 a 2 do Barcelona sobre o Spartak Moscow – ele foi às redes quando o time espanhol perdia por 2 a 1 no Camp Nou. O armênio Henrikh Mkhitaryan fez os gols do triunfo por 2 a 0 do Shakhtar Donetsk sobre o Nordsjaelland. Já Nani (Manchester United) e Mandzukic (Bayern de Munique) desperdiçaram cobranças de pênalti, mas pelo menos suas equipes venceram.

BRASILEIRO, GOLEADOR E ‘CARRASCO’; CONHEÇA RAFAEL BASTOS

O meia do CFR Cluj, com passagens por Bahia e Vitória, merece grande destaque. O jogador, de 27 anos, teve papel fundamental na surpreendente vitória por 2 a 0 fora de casa do time romeno sobre o Braga, cujo elenco é repleto de brasileiros. Aliás, o próprio Rafael Bastos fez parte desta legião na equipe portuguesa, mas por pouco tempo. Ele atuou pelo Braga no primeiro semestre de 2010, mas logo deixou o clube após um desentendimento com o treinador da época. No reencontro com o ex-clube, a ‘vingança’ veio com duas bolas na rede.