Topo

Atuação de Kaká empolga a Espanha, e jornais falam em 'ressurreição' do meia

Kaká deu a assistência para o gol de Benzema contra o Ajax na Liga dos Campeões - Robin van Lonkhuijsen/United Photo/REUTERS
Kaká deu a assistência para o gol de Benzema contra o Ajax na Liga dos Campeões Imagem: Robin van Lonkhuijsen/United Photo/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

04/10/2012 06h00

Os 75 minutos dos quais Kaká participou na vitória sobre o Ajax foram suficientes para criar uma onda de otimismo em relação a seu retorno ao topo do futebol mundial. Na partida pela Liga dos Campeões, o brasileiro deu um passe para gol, criou várias chances, foi a melhor surpresa do Real Madrid e ganhou elogios da imprensa espanhola.

“Kaká ressuscita”, estampou a versão on-line do El País, maior jornal em língua castelhana do mundo, que também destacou a atuação de Cristiano Ronaldo, autor de três gols na noite. “Kaká se exibe com um partidaço”, escreveu o Marca.com, para o qual o meia criou uma dúvida saudável ao técnico José Mourinho em relação aos próximos jogos.

Foi a primeira partida do brasileiro como titular depois de um longo período fora dos campos por conta de lesões. E foi a último do Real antes do clássico de domingo diante do Barcelona. Comentaristas espanhóis dizem que não será surpresa se Kaká for titular novamente, superando a concorrência interna de Özil e Modric.

“Kaká se mexeu bem, agitou o ataque, despertou outra vez a esperança de voltar a ser o Kaká do Milan”, escreveu o colunista do As Alfredo Relaño. “Ninguém reprovará que ele passe à frente de Özil e Modric, assim como ninguém se surpreenderia se acontecer o mesmo no Camp Nou.”

Na outra ponta da imprensa espanhola, Kaká também foi aclamado. O Mundo Deportivo, periódico que sempre teve bastante afinidade com o Barcelona, destacou a “grande atuação” do brasileiro e disse que ele “comandou o setor ofensivo da equipe merengue”.

No meio da turbulência de afinidades que se formou nas últimas semanas no Real (desentendimentos entre Mourinho, Sergio Ramos e Özil e indícios de elenco rachado), o retorno de Kaká e a fase brilhante de Cristiano Ronaldo (seis gols nos últimos dois jogos) são vistos como um alívio muito importante nas vésperas do clássico contra o Barcelona.

Para Kaká, a vitória do time e sua boa atuação foram também uma forma de mostrar que o elenco está unido e que nada vai mal como andam dizendo. Há algumas semanas, veio à tona um desentendimento entre Mourinho e o pai do meia, além de notícias de que Kaká não fazia mais parte dos planos de longo prazo do treinador.

“É provável que esta seja a última temporada de Kaká em Madrid”, palpitou o jornalista inglês Nicholas Rigg, que escreve para a ESPN. “É provável que ele saia mesmo antes [do fim da temporada], em janeiro. Mas ele tem uma coisa a provar, o que ele certamente fez contra os atuais campeões da Holanda. Se Kaká está jogando por orgulho em Madri, por um lugar nos planos em longo prazo de Mourinho ou para sair em janeiro ou no próximo verão, seu desempenho certamente terá valor ao Real agora.”

Com Kaká ou não, o Real chega para o clássico de domingo com uma grave desvantagem matemática: os merengues estão oito pontos atrás dos maiores rivais, o único time com 100% de aproveitamento no Espanhol.

Outro que se mostrou satisfeito com o desempenho do camisa 8 foi o técnico da seleção brasileira, Mano Menezes. "Nós esperávamos por isso e ficamos satisfeitos. O importante é ele crescer e crescer junto com a seleção", afirmou o treinador antes da partida diante de Argentina. 

CONFIRA O RELATO DE OUTROS JOGOS DA QUARTA-FEIRA PELA LIGA DOS CAMPEÕES.

CONTRA O PORTO, ARGENTINO SE IRRITA POR FICAR SÓ 7 MINUTOS EM CAMPO

No encontro entre os favoritos do grupo A, o Porto levou a melhor sobre o Paris Saint-Germain. Nesta quarta-feira, a equipe portuguesa derrotou o time francês por 1 a 0 no estádio do Dragão.

Durante a partida, o argentino Ezequiel Lavezzi se irritou ao ficar menos de dez minutos em campo. No outro jogo do grupo, o Dynamo Kiev venceu o Dinamo Zagreb por 2 a 0.

Esta foi a primeira derrota sofrida pelo PSG nesta temporada. A equipe tenta se recuperar do revés até o domingo, quando faz o clássico contra o Olympique de Marselha pelo Campeonato Francês.

O time também viu Lavezzi, um dos reforços contratados para esta temporada, ficar muito irritado. O atacante começou o jogo no banco de reservas e entrou em campo aos 28min no lugar de Ménez, mas ficou apenas sete minutos em campo.

NOVATO QUEBRA O BRAÇO, FAZ HISTÓRIA, MAS SCHALKE 04 TROPEÇA

O empate entre Schalke 04 e Montpellier (2 a 2) foi o cenário de uma montanha russa de emoções para o meio-campista Julian Draxler. Aos 19 anos e 13 dias, ele se tornou o alemão mais jovem a marcar um gol na Liga dos Campeões.

O Montpellier já tinha feito o primeiro. O gol histórico de Draxler dava o empate em casa, e ele já era o melhor jogador em campo. Foi quando resolveu dar uma arrancada em direção ao gol em busca da virada. Ele parecia imparável, mas então foi derrubado por um adversário. E sentiu uma dor que pareceu absurdamente insuportável a quem estava no Veltins Arena, em Gelsenkirchen. 

MILAN SE RECUPERA E VENCE ZENIT, DE HULK, NA RÚSSIA

Ainda não foi desta vez que o time de Hulk, o Zenit, conseguiu um ponto nesta edição da Liga dos Campeões: A equipe russa foi derrotada por 3x2 pelo Milan, que assim se recuperou de um começo titubeante na competição. Na outra partida pelo grupo C, o Málaga goleou o Anderlecht na Bélgica e assumiu a ponta.