Topo

Após dois gols, colombiano acrobático vira xodó do Porto e se prepara para enfrentar o Brasil

Jackson Martinez comemora gol marcado pelo Porto contra o Dínamo de Kiev - Miguel Vidal/REUTERS
Jackson Martinez comemora gol marcado pelo Porto contra o Dínamo de Kiev Imagem: Miguel Vidal/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

25/10/2012 06h00

Com dois gols no mesmo jogo, o colombiano Jackson Martinez foi o grande nome da última rodada da Liga dos Campeões. Foi toda dele a vitória do Porto por 3 a 2 sobre o Dinamo de Kiev na quarta-feira e é todo dele o carinho da torcida portuguesa, que havia ficada órfã depois da saída de seu compatriota Radamel Falcao Garcia.

Martinez chegou no começo da atual temporada e ganhou os holofotes do Campeonato Português ao anotar um gol incrível depois de usar seu calcanhar de uma maneira absolutamente improvável.

Em partida contra o Sporting no começo do mês, o colombiano contratado do futebol mexicano recebeu uma bola difícil, matou na coxa e, ainda de costas para o gol, acertou um toque de calcanhar em um movimento parecido com um golpe de UFC.

“Foi de artista!”, “Jackson pinta de costas”, estamparam os jornais portugueses, que cunharam o apelido de “o acrobata” à nova estrela do Porto. O gol não foi um lance de sorte, haja vista a sequência inspirada do camisa 9: foram oito tentos nas últimas dez partidas pela equipe portuguesa.

"Tinha o sonho de marcar na Liga dos Campeões depois de não ter conseguido no jogo anterior. Encaramos um adversário difícil, por isso senti enorme satisfação ao marcar o segundo gol que valeu a vitória e os três pontos", afirmou o atacante colombiano após o jogo.

Embora não seja nenhum novato na seleção colombiana (pelo qual estreou em 2009), o atacante em boa fase é uma das esperanças de o país voltar a uma Copa do Mundo.

E ele pode ser um dos jogadores que estarão no caminho da seleção de Mano Menezes, já que Brasil Colômbia se enfrentarão em um amistoso no dia 14 de novembro nos Estados Unidos.  

Tirado do Jaguares do México por 9 milhões de euros, Martinez já desponta como mais uma aposta bem sucedidas do Porto, que tem feito fortunas como o grande vendedor das últimas janelas de transferência europeia. Recentemente, o time vendeu o brasileiro Hulk e o colombiano Falcao Garcia num total de quase R$ 260 milhões envolvidos.

O preço estipulado para quem pretender tirar “o acrobata” de Portugal é R$ 105 milhões.

LIGA DOS CAMPEÕES NA QUARTA-FEIRA

Atacante xará de juiz do mensalão brilha e ajuda Borussia a quebrar invencibilidade do RealVeterano perde pênalti, mas se redime e dá vitória ao Málaga sobre o Milan na Liga dos Campeões
LEIA A NOTÍCIA COMPLETALEIA A NOTÍCIA COMPLETA

RODADA VÊ GIGANTES PASSAREM SUFOCO

Ser time grande na Liga dos Campeões não é fácil. Ao menos foi isso que mostrou a terceira rodada da fase de grupos, que terminou na quarta-feira. Se Milan e Real Madrid perderam suas partidas (para Málaga e Borussia Dortmund respectivamente), Barcelona e Manchester United sofreram diante de Celtic e Braga.

Tantos os catalães quanto os ingleses saíram atrás no placar e precisaram fazer das tripas coração para virar o marcado. Ao fim, ambos conseguiram a vitória e lideram seus grupos com 100% de aproveitamento.

 

LEMBRE OS RESULTADOS DOS GIGANTES NA TERÇA

Barcelona supera paredão do Celtic nos acréscimos e mantém 100% na Liga. LEIA MAISEm partida com três gols brasileiros, Shakhtar vence Chelsea e rouba liderança do grupo E. LEIA MAIS
Atacante brasileiro dá susto, mas Manchester United vence Braga de virada por 3 a 2. LEIA MAISBayern de Munique vence Lille na França e embola Grupo F da Liga do Campeões. LEIA MAIS