Topo

Liga dos Campeões 'imita' Brasileirão e vive dia de protestos contra a arbitragem

Roberto Mancini se revolta contra atuação do juiz de City x Ajax - Jon Super / AP Photo
Roberto Mancini se revolta contra atuação do juiz de City x Ajax Imagem: Jon Super / AP Photo

Do UOL, em São Paulo

07/11/2012 06h00

Fim de jogo. Todo o time da casa parte para cima do juiz, o cerca. Os jogadores parecem irritados o suficiente para fazer uma loucura. O atacante aponta o indicador ao rosto do juiz, grita algumas barbaridades.

O homem de amarelo é cercado por policiais, escoltado até a saída do campo. Antes de ficar em segurança, ainda ouve vários impropérios do técnico, outro indignado. Todos acham que foram roubados.

Parece cena do Brasileirão. Mas é da Liga dos Campeões. E aconteceu na terça-feira com o dinamarquês Peter Rasmussen que apitou Manchester City 2 x 2 Ajax. Ele foi acusado de não marcar um pênalti sobre o italiano Mario Balotelli no último lance do jogo.

Poderia ser o gol da vitória do City. Imagens de TV mostram que Balotelli teve, de fato, a camisa agarrada dentro da grande área e caiu. Rasmussen fez soar seu apito, mas não para dar o pênalti e sim para pôr fim ao jogo. Antes, ainda anulou um gol de Agüero para os ingleses após confirmar um impedimento duvidoso acusado pelo bandeirinha.

“O juiz e sua equipe foram realmente fracos nesta noite”, disse o técnico Roberto Mancini, do City. “Eu acho que nós fizemos três gols.”

Na internet, a atuação do dinamarquês virou piada. “Urgente! Manchester United e Barcelona estão interessados em assinar com o juiz de City x Ajax depois de ele provar que é cego”, foi uma das gracinhas que circularam no Twitter.

LANCE DIFÍCIL

  • Callejón, do Real Madrid, recebe passe em posição duvidosa, e impedimento é assinalado

Em partida do mesmo grupo, o Real Madrid também teve um gol anulado por um impedimento duvidoso e acabou apenas empatando com o Borussia Dortmund na Espanha (2 a 2).

Neste caso, porém, o trio de arbitragem não pode ser culpado de nada, já que, mesmo com a imagem congelada, é difícil discernir quem estava na frente de quem.

Mesmo assim, o técnico do Real Madrid ensaiou o mesmo discurso de seu colega italiano do City e protestou contra os juízes. "Eu ficaria satisfeito com o empate se houvéssemos marcado dois gols", disse José Mourinho.

"Mas marcamos três, porque o do Callejón foi legal. Fizemos três gols por isso o empate não me satisfez", completou o português.

Nas últimas semanas, houve erros grosseiros de arbitragem no Campeonato Inglês e no Italiano.

Os problemas na arbitragem europeia reforçam o argumento dos defensores dos juízes brasileiros, para quem erros graves podem acontecer igualmente em todo o planeta.  

Na reta final do Brasileirão, os juízes ganharam o protagonismo do noticiário por vários deslizes em sequência. Até um jogo decisivo pode acabar sendo anulado por causa de problemas com a arbitragem. 

MAIS SOBRE A ARBITRAGEM EUROPEIA

Árbitro ajuda, anula gol legal e Juventus vence mais uma no Italiano LEIA A NOTÍCIA COMPLETAÁrbitro se diz "chocado" com acusação de racismo LEIA A NOTÍCIA COMPLETA

VEJA COMO FORAM OS PRINCIPAIS JOGOS DA LIGA DE TERÇA-FEIRA

No grupo da morte, Real tropeça em casa, e Manchester City evita eliminação dramática. LEIA MAISCom André Santos barrado, Arsenal abre 2 a 0, mas cede empate para o Schalke 04. LEIA MAIS
Ibra dá três assistências, ex-zagueiro do Santos deixa sua marca e PSG goleia. LEIA MAISPato briga, marca o primeiro gol após o retorno e garante empate do Milan. LEIA MAIS