Topo

Técnico do Shakhtar admite que mandou time deixar rival marcar após gol polêmico de brasileiro

Luiz Adriano, atacante do Shakhtar, comemora gol polêmico sobre o Nordsjaelland  - Andreas Hillergren/AFP Photo
Luiz Adriano, atacante do Shakhtar, comemora gol polêmico sobre o Nordsjaelland Imagem: Andreas Hillergren/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo*

21/11/2012 06h00

O polêmico gol marcado pelo atacante brasileiro Luiz Adriano, do Shakhtar Donetsk, repercutiu negativamente até mesmo dentro da equipe. Após a goleada dos ucranianos por 5 a 2 contra o Nordsjaelland, pela Liga dos Campeões, o técnico da equipe, Mircea Lucescu, se viu obrigado a pedir desculpas públicas sobre o lance e ainda disse ter mandado seus comandados abrirem caminho para os rivais marcarem um gol.

"Sim [eu falei]. O nosso adversário merecia aquele gol. Depois nós conseguiríamos nos levantar, como um boxeador que leva um golpe. Tivemos muitas chances e acho que o resultado é justo pelo que fizemos no campo", afirmou o romeno. "Quero pedir desculpas pelo gol de Luiz Adriano que causou tanta controvérsia. Eu vi apenas quando ele pegou a bola e marcou. Adriano me disse que viu a bola em seus pés e decidiu fazer o gol com seu instinto de atacante", completou.

Via Twitter, o atacante do Shakhtar aumentou a polêmica ao escrever no seu perfil que o "choro é livre" e ainda postou uma foto sua comemorando um dos gols na partida.

ASSISTA AO LANCE POLÊMICO QUE GEROU O 1º GOL DE LUIZ ADRIANO

O problema é que, aparentemente, o técnico não foi atendido. O gol do Nordsjaelland não aconteceu imediatamente depois do lance de Luiz Adriano, como se poderia esperar, e a maneira como ele aconteceu também não deixa claro que foi uma "entregada" dos ucranianos. 

A controvérsia começou quando, no primeiro tempo, o árbitro da partida paralisou uma jogada para prestar atendimento a um atleta do Nordsjaelland, que chocou-se com um adversário. Cerca de um minuto depois, o juiz colocou a bola ao chão para recomeçar o duelo, e o brasileiro Willian deu um chutão para o campo de defesa dos dinamarqueses. Luiz Adriano, então, aproveitou o 'lançamento', driblou o goleiro rival e empurrou a bola para as redes, empatando o jogo em 1 a 1.

O lance gerou revolta dos jogadores do Nordsjaelland, que partiram para cima do atacante ex-Internacional. Nem mesmo os companheiros do brasileiro pareciam entender o que havia acontecido. Por isso, nem comemoraram o gol marcado. No estádio, os torcedores vaiaram bastante o jogador durante toda a partida, inclusive quando ele foi substituído no finalzinho do segundo tempo.

A imprensa europeia também criticou a postura do camisa 9. A versão online do Marca, da Espanha, chamou o gol do atacante de 'antidesportivo' e destacou que os atletas da equipe dinamarquesa estavam parados na conclusão do lance. O também espanhol AS seguiu a mesma linha de crítica. Já o Daily Mail, da Inglaterra, chamou o lance de "controverso" e tratou como um dos gols mais polêmicos das Ligas dos Campeões.

*Atualizado às 13h20

DAILY MAIL E AS, DA ESPANHA, CRITICAM LUIZ ADRIANO POR GOL

MESSI FAZ DOIS E FICA MAIS PRÓXIMO DE RECORDE DE GERD MULLER

  • Grigory Dukor/REUTERS

    Autor de dois gols na vitória do Barcelona por 3 a 0 sobre o Spartak Moscow, Messi chegou a 80 no ano (juntando Barça e seleção argentina) e agora está a apenas seis de pulverizar a marca do alemão Gerd Müller, que fez 85 pelo Bayern de Munique e pela seleção da Alemanha. O Barcelona ainda tem mais sete jogos no ano: cinco pelo Campeonato Espanhol, um pela Copa do Rei e um pela Liga dos Campeões.

    Se não bateu a marca de Müller, Messi quebrou dois recordes. Com os gols anotados, ele completou 15 ocasiões nas quais marcou pelo menos dois gols em jogo de Liga dos Campeões e superou Raúl, ex-Real Madrid, que fez isso 14 vezes. O camisa 10 também igualou a marca de 25 gols em jogos internacionais (por clube e seleção) de Vivian Woodward, em 1909

OSCAR VAI BEM, MAS CHELSEA É ATROPELADO PELA JUVENTUS E SE COMPLICA

  • Giuseppe Cacace/AFP Photo

    Atual campeão da Liga dos Campeões, o Chelsea está em situação complicada na atual edição. Nesta terça-feira, os Blues foram derrotados por 3 a 0 pela Juventus, na Itália, e caíram para a terceira colocação do Grupo E, com sete pontos conquistados.

    O meia Oscar foi o grande destaque dos ingleses, que nos últimos cinco jogos disputados conquistaram só uma vitória. O jogador revelado pelo São Paulo fez ao menos duas belas jogadas, mas não conseguiu marcar para o Chelsea. Quagliarella, na etapa inicial, e Arturo Vidal e Giovinco marcaram para os italianos. O último gol foi aos 44 minutos do segundo tempo. 

    A vitória colocou a Juventus em segundo lugar do grupo, com nove pontos conquistados. Já o Chelsea está em terceiro, com sete, e não depende mais só de si para avançar à próxima fase da competição europeia. Na última rodada, além de ter que vencer o Nordsjaelland, em Londres, os Blues terão de torcer por uma vitória do Shakhtar Donetsk sobre a Juventus. Um empate no duelo, porém, garante as duas equipes nas oitavas de final.

UNITED USA TIME MISTO, LEVA 1 A 0 DO GALATASARAY E PERDE 100% NA LIGA

  • Bulent Kilic/AFP Photo

    Com a primeira colocação do grupo H já garantida, o Manchester United foi a Istambul nesta terça-feira com o time misto para enfrentar o Galatasaray, e se deu mal. Foi derrotado por 1 a 0 pelo time do brasileiro Felipe Melo e acabou perdendo os 100% de aproveitamento que tinha até então na Liga dos Campeões. O duelo foi válido pela quinta rodada da competição.

    Mesmo assim, os Red Devils seguem isolados na primeira posição da chave, com 12 pontos, contra sete do Cluj e do próprio Galatasaray, que irão brigar pela segunda vaga do grupo na última rodada da Liga dos Campeões. Já o Braga, derrotado por 3 a 1 pelos romenos, acabou eliminado da competição europeia.