Topo

Desempenho ruim dos times ingleses aumenta pressão sobre treinadores de Chelsea e City

Torcedores do Chelsea exibem faixa pedindo o retorno de José Mourinho - Glyn Kirk/AFP
Torcedores do Chelsea exibem faixa pedindo o retorno de José Mourinho Imagem: Glyn Kirk/AFP

Do UOL, em São Paulo

06/12/2012 06h00

A Inglaterra terá apenas dois representantes nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa: Manchester United e Arsenal. O atual campeão Chelsea terá de se contentar com a disputa da Liga Europa, enquanto o Manchester City, lanterna de seu grupo, não terá mais partidas internacionais até o fim da temporada. O desempenho dos dois times aumentou a pressão sobre seus treinadores.

CLASSIFICADOS PARA AS OITAVAS

LíderesSegundos
PSGPorto
Schalke 04Arsenal
MálagaMilan
Borussia DortmundReal Madrid
JuventusShakhtar Donetsk
Bayern de MuniqueValencia
BarcelonaCeltic
Manchester UnitedGalatasaray

Na quarta-feira, o Chelsea, jogando em casa, goleou o Nordsjaelland, da Dinamarca, por 6 a 1. O resultado, no entanto, não foi suficiente para o time inglês, que viu Juventus e Shakhtar Donetsk avançarem nas duas primeiras colocações do Grupo E. Nem mesmo o bom desempenho do time foi suficiente para diminuir a pressão sobre Rafa Benítez, que chegou ao clube no último dia 21.

Curiosamente, essa foi a única partida do espanhol no comando do time na Liga dos Campeões. Seu antecessor, Roberto Di Matteo, foi quem deixou a equipe em situação delicada após a derrota por 3 a 0 para a Juventus. No entanto, o italiano, campeão da Liga no ano passado, segue contando com a preferência dos torcedores, que mais uma vez pediram a cabeça de Benítez durante o jogo contra a equipe dinamarquesa.

Nas arquibancadas do Stamford Bridge, eram vistas várias faixas pedindo o retorno de Di Matteo. Alguns torcedores também clamavam pela volta de José Mourinho, nome que vem ganhando força no Manchester City, clube que tem Roberto Mancini empregado até o momento.

No entanto, de acordo com reportagem do jornal inglês The Mirror, Ferran Soriano, chefe executivo do City, e Txiki Begiristain, diretor esportivo do clube, tiveram a chance de contratar Mourinho em 2008, quando trabalhavam no Barcelona, mas decidiram não levar o treinador após entrevistá-lo. O motivo? A personalidade forte do português. 

A recusa em contar com Mourinho aumenta a investida do time para contar com Guardiola. Curiosamente, o espanhol também aparece como opção para o Chelsea e, segundo informações do jornal britânico The Sun, estaria irritado com a insistência de Romain Abramovich, dono do clube, na tentativa de contratá-lo. 

ASTROS DA NBA MOSTRAM PREOCUPAÇÃO COM MESSI NO TWITTER

  • Reprodução/Twitter

    Messi está a apenas um gol de igualar recorde histórico de Gerd Muller, que balançou as redes 85 vezes em 1972. Por isso, havia grande expectativa a respeito da atuação do astro no jogo de quarta-feira, contra o Benfica. No entanto, o argentino entrou no segundo tempo e, no fim da partida, deixou o campo com uma contusão no joelho esquerdo.

    De acordo com membros da comissão técnica no Barcelona, a lesão não foi séria e Messi deverá voltar a jogar logo. Mesmo assim, Dirk Nowitzki e Marc Gasol, astros da NBA, foram ao Twitter mostrar preocupação com o argentino.

    Messi terá cinco jogos até o fim de 2012 para tentar bater o recorde de Muller.

VEJA O LANCE EM QUE MESSI SE MACHUCOU

IRMÃOS DO BARCELONA JOGAM JUNTOS E SE EMOCIONAM

  • Getty Images

    O jogo do Barcelona contra o Benfica foi especial para os irmãos Thiago (foto) e Rafinha Alcântara, filhos do brasileiro Mazinho, que, além de jogarem juntos, enfrentaram Rodrigo, amigo pessoal. “Foi emocionante jugar junto do meu irmão Rafinha e poder enfrentar Rodrigo. Com certeza nossas famílias gostaram muito”, declarou Thiago, após o jogo.

CLASSIFICAÇÃO DO CELTIC GANHA ARES DE RESULTADO HISTÓRICO

  • Stu Forster/Getty Images

    A campanha do Celtic rumo às oitavas de final da Liga dos Campeões contou com uma vitória sobre o Barcelona. Por isso, a trajetória ganhou ares de épica no clube. “Significa muito para nós, é um feito fantástico. Este é o melhor momento da minha carreira”, disse o técnico Neil Lennon. “É um sonho que se concretizou”, completou o jogador Gary Hooper.