Topo

Sorteio põe Barcelona x Milan e Real Madrid x Manchester United nas oitavas da Liga

Membros da UEFA durante sorteio da Liga dos Campeões - Reprodução/Uefa
Membros da UEFA durante sorteio da Liga dos Campeões Imagem: Reprodução/Uefa

Do UOL, em São Paulo

20/12/2012 08h50

O confronto entre Barcelona e Milan é um dos destaques das oitavas de final da Liga dos Campeões, em sorteio realizado nesta quinta-feira. O embate será uma reedição das quartas da edição passada, quando o time espanhol eliminou o italiano. Outro duelo forte será entre Manchester United e Real Madrid. Em outro confronto equilibrado, o Bayern de Munique, atual vice-campeão, vai encarar o Arsenal, da Inglaterra.

Nas quartas de final da última edição, Barcelona e Milan empataram por 0 a 0 em Milão. Naquela ocasião, a equipe catalã reclamou da grama e do excesso de faltas do rival. Depois, vitória por 3 a 1 no Camp Nou. Foi a vez de os milaneses protestarem, por um pênalti duvidoso marcado a favor do Barcelona quando o jogo estava 1 a 1 (resultado que garantia a vaga do Milan). Messi bateu e converteu.


"Vamos enfrentar uma máquina perfeita, mesmo que tenham mais problemas esta época do que habitualmente. Vamos ver se conseguimos qualificar-nos, mas este era o maior obstáculo que podíamos ter", falou Umberto Gandini, diretor do Milan.


Real Madrid e Manchester fizerem um duelo dos mais importantes da vida do hoje aposentado Ronaldo. No duelo das quartas de final da temporada 2003/04, o Fenômeno anotou três gols no estádio Old Trafford, em Manchester, em derrota por 4 a 3 que garantiu a vaga ao time espanhol. Depois, o Real foi eliminado pela Juventus.

O duelo marcará também o reencontro de Cristiano Ronaldo com seu ex-time. O português deixou o Manchester em 2009 após muita insistência. Queria jogar no Real e forçou sua saída. Acabou como a transação mais cara da história do futebol, vendido por 80 milhões de euros.

Quem conduziu a cerimônia de hoje foi o secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino. O responsável pelo sorteio das bolinhas, contendo os nomes das equipes foi o ex-meia Steve McMananman, ex-Liverpool, Real Madrid, Manchester City e seleção inglesa.

Havia dois agrupamentos de times no sorteio. PSG, Schalke 04, Málaga, Borussia Dortmund, Juventus, Bayern de Munique, Barcelona e Manchester United estavam no pote destinado aos primeiro colocados de grupo.


Porto, Arsenal, Milan, Real Madrid, Shakhtar Donetsk, Valencia, Celtic e Galatasaray haviam se classificado como segundo colocados.

Os jogos de ida das quartas de final acontecem dias 12, 13, 19 e 20 de fevereiro (serão dois jogos por dia). A volta será nos dias 5, 6 12 e 13 de março. 

A final da Liga dos Campeões 2012/13 está marcada para o dia 25 de maio, no Estádio de Wembley, em Londres.

Veja os confrontos e as datas
Schalke 04 x Galatasaray (20/02 e 12/03)
Juventus x Celtic (12/02 e 06/03)
Bayern de Munique x Arsenal (19/02 e 13/03)
Borussia Dortmund x Shakhtar Donetsk (19/02 e 13/03)
Barcelona x Milan (20/02 e 12/03)
Manchester United x Real Madrid (13/02 e 05/03)
PSG X Valencia (12/02 e 06/03)
Málaga x Porto (19/02 e 13/03)