Topo

Ex-farmacêutico, Jonas troca bulas e receitas pela bola e tenta ofuscar Ibra e Lucas na Liga

O ex-farmacêutico Jonas durante sua apresentação ao Valencia - JUAN CARLOS CARDENAS/EFE
O ex-farmacêutico Jonas durante sua apresentação ao Valencia Imagem: JUAN CARLOS CARDENAS/EFE

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

12/02/2013 06h00

Turbinado por dinheiro árabe, com status de novo rico e recheado de craques, o Paris Saint-Germain virou uma das principais atrações do futebol mundial. Para o Brasil, em especial, ganhou ainda mais importância pela aquisição de duas das principais esperanças para a Copa-2014: o zagueiro Thiago Silva, capitão da era Mano Menezes, e o meia-atacante Lucas.

Além destes, tem os midiáticos Ibrahimovic e David Beckham, e os bons argentinos Pastore e Lavezzi, entre outros. O time francês virou assim um dos queridinhos desta edição da Liga dos Campeões da Europa após muitos anos de ausência.

Mas, nesta tarde, quando começa a fase de mata-mata e oitavas de final, terá pela frente um osso duro e com boa tradição no torneio europeu: o Valencia, duas vezes vice-campeão, em 2000 e 2001 (O PSG jamais chegou à final).

E um brasileiro ex-farmacêutico espera poder ofuscar todas as estrelas do time francês e jogar água no chope do sonho do novo rico em conquistar a Europa.  Jonas, 28 anos, está desde 2011 no time espanhol e marcou mais de 30 gols.

  • JOSE JORDAN/AFP

    Jonas comemora com Alberto Costa gol na Liga dos Campeões

O centroavante chegou ao clube depois de boa temporada no Grêmio. Antes, havia passado por Portuguesa, Santos e Guarani, clube onde sua carreira se iniciou quase que de maneira despretensiosa.

Depois de tentar a carreira no futebol nas categorias de base, Jonas decidiu parar e se aventurar nos estudos. Prestou vestibular para o curso de farmácia, já que seu irmão tinha um estabelecimento farmacêutico em sua cidade natal Taiuva, no interior de São Paulo. Foi para Araraquara estudar.

Jonas ficou um tempo no mundo universitário, cursou dois anos e parou aos 20, quando surgiu a derradeira chance e tentou sua última cartada no futebol: fazer um teste no Guarani, já para o time profissional. Deu certo. “Minha história é um pouco diferente. Eu praticamente já tinha parado de jogar bola desde os 15, 16 anos e foquei no estudo. Mas decidi trancar a matrícula e teria que começar do zero. Tinha ficado muito tempo parado”, lembrou.
 

  • Reuters

    Valencia terá pela frente um PSG com estrelas como Lucas e Ibrahimovic

Dos laboratórios da faculdade para os gramados da Champions League, Jonas quer aproveitar a visibilidade do torneio e também do PSG para poder ser a surpresa do confronto, que tem seu primeiro jogo nesta terça, às 17h45 (horário de Brasília), em Valencia, para quem sabe ofuscar Ibra e Lucas e surpreender.

“Tomara que sim, mas penso primeiro no coletivo e o individual na sequência. Sabemos da importância de passar pra próxima fase. Tem competições que é gostoso se destacar porque sabemos que todo mundo está vendo. Quem sabe as coisas não possam acontecer pra mim e pro time. A Champions é a competição mais bonita, e agora no mata-mata a visibilidade é maior. É bom para o jogador aparecer, e quanto mais ele aparecer é melhor pra ele e para o clube”, falou.

“A qualidade da nossa equipe é grande já demonstramos isso .Sabemos que é difícil ganhar de Real e Barcelona na Espanha, mas sempre complicamos a vida deles. Empatamos com o Barcelona recentemente. Fazemos grandes jogos contra boas equipes. Sabemos que o Paris é favorito, mas podemos surpreender.”

Jonas ainda disse que o fato de o time francês não ter nesta terça Thiago Silva, que está machucado, tende a facilitar a vida. “Em termos de qualidade, vai beneficiar muito a gente essa lesão, porque o Thiago é um doa melhores defensores muito”, lembrou.

Mas terá que fazer duelo contra outro defensor brasileiro: Alex, ex-Santos e Chelsea, contra quem jamais jogou.

JOGOS DESTA TERÇA (IDA DAS OITAVAS DE FINAL)
Valencia x PSG
Celitc x Juventus