Topo

Com o pé nas quartas da Liga, Bayern da era pré-Guardiola ensaia passos do Barça

Bayern se aproxima do Barcelona em controle de bola, passes e eficiência - AFP
Bayern se aproxima do Barcelona em controle de bola, passes e eficiência Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

20/02/2013 06h00

Pep Guardiola assumirá o Bayern de Munique apenas em junho, mas já visualiza uma equipe com traços do Barcelona. Vitorioso na terça-feira no duelo contra o Arsenal, 3 a 1, em Londres, o time alemão tem apresentado na Liga dos Campeões um futebol com intensa troca de passes e grande controle de bola, características que colocaram o Barça como referência mundial.

As estatísticas levantadas pela Uefa sinalizam a “barcelonização” do Bayern. O Barça é disparado o time com maior posse de bola na Liga, com média de 45 min do jogo com o controle da bola. O Bayern aparece em seguida, com 35 minutos com a bola durante uma partida.

Outro dado relevante é a eficiência no passe. O time de Munique se aproxima do Barça no fundamento. O Bayer acerta em 78% dos passes, enquanto o Barcelona tem êxito em 85%. O terceiro melhor é o Porto-POR, com 74% de acerto.

Com um pé nas quartas de finais da competição, o Bayern alia intensa troca de passes com jogo aéreo. O clube é o “rei dos escanteios” na Liga.

Foram 67 escanteios efetuados na área adversária, muito mais do que o segundo no quesito, a Juventus (55 escanteios). Destes, apenas uma vez resultou em gol, feito por Muller no triunfo de terça-feira contra o Arsenal.

AUTOR DO PRIMEIRO GOL, KROOS COMEMORA: 'PARTIDA FORA DE SÉRIE'

  • AFP PHOTO/GLYN KIRK

    Autor do gol que abriu a vitória do Bayern Munique sobre o Arsenal, Toni Kroos afirmou que a atuação dos alemães no Emirates foi acima da média. O meio-campista foi um dos destaques da partida, criando quatro passes para finalização e sendo um dos responsáveis pela pressão exercida pelos visitantes ao longo do primeiro tempo.

    “Nós fizemos uma partida fora de série contra um clube europeu de primeiro nível. Atuamos de maneira muito competente, embora o Arsenal tenha crescido nos instantes anteriores ao intervalo e na volta para o segundo tempo, ainda que sem criar nada. Tomar aquele gol foi uma pena, é algo que não pode acontecer”, afirmou.

Pelo alto, o Bayern tem Mario Mandzukic, atleta que mais fez gol de cabeça se analisadas as cinco principais competições europeias. Muller (1,86m) e Mario Gomez (1,89m) também se destacam pelo alto.

Imprensa inglesa detona o Arsenal

A derrota por 3 a 1 do Arsenal para o Bayern de Munique, na partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, fez com que o jornal inglês "The Sun", um dos principais do país, jogasse a toalha quanto às chances dos Gunners na competição.

"Wenger faz cara feia após saída humilhante", estampou o jornal em sua manchete da versão online. Dentro da reportagem, o "The Sun" diz ainda que o técnico "vê o sonho da Liga escapar novamente", em tom bastante pessimista, já que ainda haverá a partida de volta.

"Os jogadores deram tudo de si, mas estivemos nervosos e não tivemos uma total confiança em nosso jogo. Temos três semanas para melhorar isso", afirmou o técnico.

THE SUN MOSTRA PESSIMISMO APÓS DERROTA DO ARSENAL

  • Reprodução

A situação do Arsenal, porém, é de fato complicada. Em crise pela campanha nos últimos torneios que disputou e pela modesta quinta colocação no Campeonato Inglês, a equipe viu ainda o Bayern quebrar um tabu de 12 anos sem vencer um jogo na Inglaterra. 

A última vez havia sido em 2001, contra o Manchester United, no estádio Old Trafford. Na ocasião, o time bávaro ganhou por 1 a 0, na segunda fase de grupos da Liga dos Campeões. O autor do gol da vitória, aliás, foi o brasileiro Paulo Sergio, que estava na seleção brasileira campeã do mundo em 1994. 

Wenger, no comando do Arsenal há 16 anos, vive um período crucial à frente da equipe e vê seu trabalho ser questionado devido aos últimos maus resultados. Eliminado da Copa da Liga Inglesa, o Arsenal caiu também no último sábado da Copa da Inglaterra, ao ser eliminado nas oitavas para o Blackburn, da segunda divisão.

BAYERN VENCE COM GOLAÇO E AUMENTA INVENCIBILIDADE PARA 19 JOGOS

  • EFE/KERIM OKTEN

    Atual vice-campeão da Liga dos Campeões, o Bayern de Munique deu um passo importante para conseguir a classificação para as quartas de final. No Emirates Stadium, em Londres, os alemães conseguiram uma importante vitória por 3 a 1 contra o Arsenal, no jogo de ida das oitavas de final da competição.

    O gol sofrido nesta terça-feira foi o primeiro da equipe alemã em 2013. O triunfo, aliás, aumentou a invencibilidade do Bayern para 19 partidas consecutivas - a última derrota foi no dia 28 de outubro, quando perdeu para o Bayer Leverkusen por 2 a 1, pela Bundesliga.

    Com o resultado positivo fora de casa, a equipe que será comandada por Pep Guardiola a partir do meio do ano poderá até mesmo ser derrotada por 2 a 0 no jogo de volta, no dia 13 de março, que mesmo assim garantirá a vaga na próxima fase.

WENGER RECONHECE NERVOSISMO DOS JOGADORES DIANTE DO BAYERN

  • REUTERS/Dylan Martinez

    O técnico do Arsenal, o francês Arsène Wenger, disse que a derrota em casa nesta terça-feira por 3 a 1 para o Bayern de Munique, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, ocorreu pelo nervosismo e falta de confiança de seus atletas.

    O treinador lamentou as oportunidades perdidas pelo seu time para empatar a partida. "Diminuímos o placar e pudemos empatar, mas infelizmente eles fizeram o terceiro gol e isso afetou à equipe", comentou o francês.

    O comandante dos 'Gunners' ainda afirmou que o Bayern poderia ter matado o confronto já no duelo de ida. "Nos últimos minutos não soubemos manter o equilíbrio de nosso jogo e poderíamos ter levado mais gols", declarou Wenger.

EX-SANTISTA DÁ PASSE E PORTO TIRA INVENCIBILIDADE DO MÁLAGA

  • AFP PHOTO/FERNANDO VELUDO

    Até o momento, ninguém tinha conseguido vencer o Málaga na Liga dos Campeões desta temporada. Coube ao Porto, jogando em casa, quebrar a invencibilidade do time espanhol na primeira partida das oitavas de final nesta terça-feira. Ao vencer por 1 a 0, com gol de João Moutinho e assistência do ex-santista Alex Sandro, os portugueses obrigam os adversários a vencer por mais de um gol de diferença no jogo de volta.

    Em sua primeira participação na Liga dos Campeões, o time espanhol foi a sensação da primeira fase, conquistando a primeira colocação do grupo C e desbancando Milan, Zenit e Anderlecht. Nesta terça, no entanto, a muralha cedeu.

    O grande azarão desta edição do torneio teve também na partida a volta do brasileiro Júlio Baptista em jogos da Liga. A última vez em que ele havia entrado em campo por esta competição foi em outubro de 2010, ainda atuando pelo Roma. O atacante teve atuação apagada e demonstrou falta de ritmo de jogo. Além disso, cometeu muitas faltas marcando a saída de bola dos adversários.