Topo

Rei das estatísticas, Messi desafia retrospecto equilibrado em duelos com Thiago Silva

Messi e Thiago Silva se enfrentam nesta terça em duelo Barcelona x PSG na França - AFP/CESAR RANGEL/FRANCK FIFE
Messi e Thiago Silva se enfrentam nesta terça em duelo Barcelona x PSG na França Imagem: AFP/CESAR RANGEL/FRANCK FIFE

Do UOL, em São Paulo

02/04/2013 10h30

Sozinho, Lionel Messi marcou mais do que 15 times do Campeonato Espanhol. São 43 gols na Liga até aqui, em marca turbinada pela série recorde de anotações em 19 partidas consecutivas. Mas, nesta terça-feira, o ídolo argentino testa a fama de rei das estatísticas diante do brasileiro Thiago Silva, cujo histórico contra o melhor do mundo é bem mais animador do que o da maioria dos zagueiros da Europa.

Messi contra Thiago Silva promete ser um dos duelos individuais mais interessantes do embate entre Barcelona e Paris Saint-Germain pela Liga dos Campeões. As duas equipes começam o confronto pelas quartas de final no estádio Parque dos Príncipes, na França. A partida começa às 16h45 (de Brasília) e terá acompanhamento do Placar UOL.

Com a reputação de um dos melhores defensores do planeta na atualidade, o brasileiro traz no currículo três embates recentes com Messi. Nestes encontros, dois pelo Barcelona e um pela Argentina, o atacante marcou dois gols, em desempenho abaixo de sua média pessoal convencional.

ENCONTROS E DESENCONTROS NOS ÚLTIMOS ANOS

MESSI x THIAGO SILVAQUANDO O BRASILEIRO NÃO JOGOU
2011 - Barcelona 2 x 2 Milan – nenhum gol
2011 - Milan 2 x 3 Barcelona – 1 de Messi
2010 - Argentina 1 x 0 Brasil – 1 de Messi
*Média de gols: 0,66
2012 - Barcelona 3 x 1 Milan – 2 de Messi
2012 - Milan 0 x 0 Barcelona - nenhum gol
2012 - Argentina 4 x 3 Brasil – 3 de Messi
*Média de gols: 1,66

Por sua vez, em compromissos em que Thiago Silva não pôde estar em campo, Messi conseguiu aumentar sua produtividade para cinco gols em três jogos – dois pelo Barcelona e outra pela seleção argentina.

Este será o primeiro encontro entre os adversários sul-americanos com Thiago Silva vestindo a camisa do PSG. Antes o brasileiro teve a oportunidade de confrontar Messi defendendo o Milan, sua ex-equipe, e a seleção brasileira.

"Eles têm o melhor time do mundo, o melhor jogador e vários outros que o ajudam com passes e movimentação. Temos que trabalhar forte, analisar vídeos, para saber como neutralizar as principais jogadas deles. De qualquer forma, vamos focar nesse primeiro jogo, para fazer um grande resultado em casa e depois tentar a classificação no Camp Nou", afirmou Thiago Silva sobre o jogo, em entrevista ao site oficial da Fifa.

Somando todas as competições da temporada, Messi apresenta um repertório de 56 gols e 14 assistências em 44 partidas. Estes são números que atestam uma temporada irretocável e que arrancam elogios até do antigo companheiro Zlatan Ibrahimovic, rival desta terça. Há quem diga que a relação entre o sueco e o argentino no Barcelona nunca foi das melhores.  

"A Bola de Ouro deveria ter o nome dele (Messi), porque ele vai ganhar ainda mais alguns anos. É o melhor do mundo. Mas ainda temos que esperar até o final da sua carreira para falar se é o melhor de todos os tempos", afirmou Ibrahimovic na véspera da partida. 

EXPECTATIVA PELA PRESENÇA DE LUCAS E TITO VILANOVA

Um dos destaques do jogo de ida entre PSG e Barcelona deverá ser a presença do brasileiro Lucas, em seu compromisso mais importante na Europa até o momento. O ex-jogador do São Paulo foi poupado em partida do Campeonato Francês na última sexta, mas acabou incluído na relação para a Liga dos Campeões.

Para a partida no Parque dos Príncipes, o Paris Saint-Germain perdeu o volante Thiago Motta, em razão de uma lesão na virilha. Por sua vez, o argentino Ezequiel Lavezzi, que também havia sido poupado na sexta, está confirmado.

No Barcelona, a grande atração será a presença de Tito Vilanova, treinador que desfalcou o time por mais de dois meses em razão de uma delicada recuperação de um câncer. No entanto, ainda é incerta a presença do comandante no banco de reservas. Assim, é possível que o auxiliar Jordi Roura siga na posição no compromisso em Paris.

QUATRO PROVÁVEIS CAMPEÕES NACIONAIS EM CAMPO

A "super terça" da Liga dos Campeões reúne líderes de quatro das ligas nacionais mais importantes da Europa. Além de Barcelona e PSG, que têm encaminhadas as taças em Espanha e França, o dia também terá o encontro de duas camisas tradicionais do torneio, com Bayern de Munique x Juventus.

Líder do campeonato Alemão com 20 pontos de vantagem sobre o principal perseguidor, o Bayern vem embalado pela histórica vitória sobre o Hamburgo por 9 a 2 no último final de semana, com quatro gols do peruano Claudio Pizarro. No entanto, a artilharia pesada de Ribery, Robben e companhia terá como desafio uma das defesas mais sólidas do continente.

A Juventus deve ir à Alemanha com a meta de não conceder gols, em projeção que tornaria a luta pela vaga na semifinal mais amena para a volta, em Turim. A Velha Senhora também vem embalada e muito perto do bicampeonato nacional [9 pontos de dianteira], depois da vitória do final de semana sobre a Inter de Milão.