Topo

Maior "garçom" de Messi, Daniel Alves impressiona com curva em Paris

Daniel Alves comemora com Messi o primeiro gol do Barcelona no empate com o PSG - REUTERS/Christian Hartmann
Daniel Alves comemora com Messi o primeiro gol do Barcelona no empate com o PSG Imagem: REUTERS/Christian Hartmann

Do UOL, em São Paulo

03/04/2013 06h00

O passe cheio de curva e estilo de Daniel Alves que resultou no gol de Messi foi um dos destaques do empate por 2 a 2 entre Barcelona e PSG, na abertura do confronto de quartas de final da Liga dos Campeões. O lançamento com efeito arrancou comentários entusiasmados nas mídias sociais e, de quebra, afirmou a condição do brasileiro como a grande origem de bolas nas estatísticas do melhor jogador da atualidade.

O gol da última terça-feira em Paris foi o 33º de Messi na carreira cujo passe saiu dos pés de Daniel Alves. O brasileiro é a principal origem de assistências nas estatísticas do argentino, à frente inclusive de Xavi [com 29 bolas].

Ex-jogador da seleção inglesa em Copas e atualmente comentarista de TV em seu país, Gary Lineker exaltou o lance ousado do brasileiro. Através de sua conta no Twitter, afirmou que a bola de Daniel Alves foi "o melhor passe da temporada".

A jogada em questão aconteceu aos 37min do primeiro tempo. Após uma bola rebatida na defesa francesa, Daniel Alves dominou na intermediária e, mesmo com a aproximação de Ibrahimovic, acionou Messi com um lançamento cheio de efeito, com o corpo virado para a lateral do campo.

Nas mídias sociais, internautas brasileiros se perguntavam por que o lateral não consegue reproduzir um lance como esse pela seleção. Outros comentários em línguas estrangeiras exaltaram o passe de Daniel Alves. Um deles comparou a curva do lançamento ao estilo de assistência do ex-jogador argentino Verón.

Com Messi fora do jogo no intervalo, em razão de uma lesão, Dani Alves continuou como uma das vias de acesso do Barcelona até a área do PSG. Em uma de suas aparições ofensivas, o brasileiro colocou o chileno Sánchez na cara do gol, mas o atacante acabou se atrapalhando com a bola.  

Apesar do sucesso em incursões ofensivas, Daniel Alves acabou experimentando dificuldades no trabalho de defesa. No gol que selou o empate do PSG, o sueco Ibrahimovic conseguiu desviar de cabeça para Matuidi em disputa pelo ar com o brasileiro.