Topo

Mourinho fica perto de recorde e no centro de polêmica com rival brasileiro

Mourinho está próximo de levar um de seus times à semifinal pela 7ª vez na carreira - AFP PHOTO / JAVIER SORIANO
Mourinho está próximo de levar um de seus times à semifinal pela 7ª vez na carreira Imagem: AFP PHOTO / JAVIER SORIANO

Do UOL, em São Paulo

04/04/2013 06h00

Quem segue a carreira de José Mourinho no futebol europeu sabe que o português invariavelmente está acompanhado de feitos e polêmicas, geralmente simultaneamente. Foi mais ou menos dentro do roteiro habitual que o técnico do Real Madrid terminou a rodada da Liga dos Campeões desta semana, perto do recorde de presenças em semifinais e no centro de controvérsia com um adversário brasileiro.

Na quarta-feira, Mourinho foi acusado por Daniel Alves de influenciar a arbitragem da partida entre Barcelona e PSG, disputada na terça na França. Segundo o lateral brasileiro, o juiz alemão Wolfgang Stark foi omisso em lances contra os espanhóis, teoricamente impactado por declarações do técnico Português.

Mourinho anteriormente colocou Stark em uma lista negra de árbitros, depois de uma atuação contestada do alemão em um clássico Real Madrid x Barcelona.

"Tudo começou por quem começou. Cada vez há menos futebol e mais reclamações. Todo mundo reclama. Não podemos fazer nada contra isso. Nós (do Barcelona), só nos preocupamos em jogar futebol", reclamou Daniel Alves, publicamente.

"Os protestos, no final de contas, influenciam as arbitragens. Começam a pensar que se apitam, ou não, um lance, vão ficar mal visto pelos treinadores. Ontem [terça] sofri uma falta como a que aconteceu no Bernabéu (com Pepe), mas como era Daniel Alves, que faz teatro, não é nada. Se me rasgassem a perna naquela ocasião, era falta. Como isso não aconteceu, faço teatro", acrescentou o brasileiro do Barça.

Ainda na arbitragem de Stark em questão, em Paris, o juiz validou um gol do sueco Ibrahimovic em posição irregular, prejudicando o Barcelona.

Por sua vez, no Santiago Bernabéu, Mourinho viu o seu Real Madrid fazer 3 a 0 sobre o Galatasaray na partida de ida das quartas de final, em casa. Assim, na terça-feira da próxima semana, os espanhóis podem avançar à semifinal mesmo com derrota por dois gols de diferença.

O favoritismo no duelo com os turcos indica que Mourinho chegará à semifinal da Liga dos Campeões pela 7ª vez na carreira, igualando a marca do escocês Alex Ferguson, técnico do Manchester United.

Mais do que isso, reforça a esperança do Real Madrid pelo sonho da décima taça europeia. Mourinho chegou ao Santiago Bernabéu como esperança para livrar a equipe de uma série incômoda de insucessos na Liga dos Campeões, com seis eliminações seguidas nas oitavas de final. Depois da contratação do técnico português foram duas semifinais, agora com a terceira mais provável do que nunca.

TÉCNICOS COM MAIS SEMIFINAIS NA LIGA DOS CAMPEÕES

Alex Ferguson, 7
(Manchester United) 1997, 1999, 2002, 2007, 2008, 2009, 2011

José Mourinho, 6
(Porto, Chelsea, Inter, Real Madrid) 2004, 2005, 2007, 2010, 2011, 2012

Marcello Lippi, 5
(Juventus) 1996, 1997, 1998, 1999, 2003

Miguel Muñoz,, 5
(Real Madrid) 1960, 1964, 1966, 1968, 1973

Louis van Gaal, 5
(Ajax, Barcelona, Bayern) 1995, 1996, 1997, 2000, 2010

Em campo, o Real Madrid construiu a vitória sobre o Galatasaray sem muita dificuldade, graças principalmente a uma jogada de Cristiano Ronaldo nos primeiros minutos de jogo. O português assumiu a artilharia da competição, agora com nove gols. Benzema e Higuaín completaram o triunfo.

Em situação confortável para a viagem a Istambul na próxima semana, o Real Madrid se deu ao luxo de perder Xabi Alonso e Sergio Ramos, suspenso por cartões. Os dois espanhóis não jogam na Turquia, mas voltariam “limpos” para uma provável semifinal, em caso de classificação.

"A história do futebol está cheia de milagres. Por que eles não podem sonhar com isso? Eu sei que não está acabado e vou tentar convencer meus jogadores disto. Se fizermos um gol, obrigamos eles a fazer cinco", comentou Mourinho sobre a situação do jogo de volta. 

CRISTIANO EM ALTA NA LIGA

Cristiano Ronaldo tem 18 gols anotados nas últimas 16 partidas na Liga dos Campeões
O astro marcou nove gols em 9 jogos nesta edição, ultrapassando Yilmaz e Messi na artilharia
O português anotou gols pela quarta partida consecutiva no torneio, igualando sua melhor série, entre abril e outubro de 2012

TURCOS DÃO TRABALHO FORA DE CAMPO

Batidos com facilidade em campo, pelo Real, os turcos deram mais trabalho fora das quatro linhas em Madri. À tarde, cerca de 6 mil fãs do Galatasaray se reuniram no centro da cidade para cantar. A manifestação, no entanto, não registrou incidentes problemáticos.

Dentro do Santiago Bernabéu, no entanto, a organização da partida teve problemas para acomodar os torcedores visitantes. O Real Madrid cedeu 3,5 mil para os fãs turcos, mas cerca de 2 mil deles conseguiram comprar bilhetes para outros setores, usando a internet. Assim, tiveram que ser realojados antes do início do jogo.

Já durante a partida, a polícia espanhola precisou intervir para controlar a ação de torcedores turcos com sinalizadores proibidos.

CRAQUE ALEMÃO PERDE CAMINHÃO DE GOLS

Para quem não viu o empate sem gols entre Málaga e Borussia Dortmund, o placar no jogo de ida pode ter parecido interessante para os alemães. No entanto, os visitantes poderiam ter a situação facilitada na volta em casa caso o jovem craque Mario Götze tivesse uma atuação mais inspirada.

Götze perdeu três chances claras de gol diante do guarda-metas argentino Willy Caballero. O meia alemão terminou a partida com cinco finalizações, sendo quatro delas na direção da meta espanhola.

Do outro lado, Weidenfeller também fez defesas importantes e assegurou a condição do Borussia Dortmund como único time invicto do torneio nesta edição.