Topo

Com nacionais quase decididos, Liga dos Campeões vira único foco da Europa

Messi acompanha 2º tempo da partida contra o PSG no banco de reservas após lesão - AFP PHOTO / KENZO TRIBOUILLARD
Messi acompanha 2º tempo da partida contra o PSG no banco de reservas após lesão Imagem: AFP PHOTO / KENZO TRIBOUILLARD

Do UOL, em São Paulo

08/04/2013 06h00

A Liga dos Campeões tornou-se o foco único dos oito times europeus vivos na competição após a rodada do final de semana que deixou praticamente decididos os campeonatos nacionais. Boa parte das equipes até poupou atletas nos torneios locais.

Um exemplo é o confronto entre o Bayern de Munique e a Juventus. O time alemão tornou-se campeão na liga nacional no final de semana, com quatro rodadas de antecipação, ao bater o Einstrach Frankfurt (1 a 0). Isso liberou a equipe para se concentrar só no campeonato europeu.

Do outro lado, a Juventus também bateu o Pescara (2 a 1) e abriu uma vantagem de 12 pontos de liderança no Italiano. Isso significa que a formação de Turim praticamente garantiu o título local e também pode ter como foco principal a Liga dos Campeões. Os alemães têm a vantagem de ter o resultado favorável (2 a 0) do primeiro jogo. O seguinte será na casa dos italianos, na quarta-feira.

Os dois gigantes espanhóis também estão em situação parecida. Virtual campeão, o Barcelona nem contou com Messi na goleada sobre o Mallorca (5 a 0). O jogador está contundido, em recuperação, para deu a entender que poderá enfrentar o PSG: "Sigo trabalhando muto na minha recuperação. Estou bem", afirmou, em rede social.

Seu rival, na próxima quarta-feira no Camp Nou, o PSG também poupou jogadoroes no campeonato local: Thiago Silva, Alex e Lucas ficaram de fora do triunfo sobre o Rennes. O time não garantiu o título francês, mas está na liderança.

O Real Madrid também poupou Cristiano Ronaldo no início da partida diante do Levante, em que teve goleada (5 a 0) - o jogador entrou no decorrer do jogo e fez um gol. Kaká, que começou jogando, está fora do confronto com o Galatasaray, na terça-feira.

No último embate, o Málaga ainda não sabe se poderá disputar Liga dos Campeões 2013/2014, mesmo se alcançar a vaga. O clube foi banido das próximas competições europeias por ao menos uma temporada devido a contas que não foram pagas e aguarda decisão após entrar com recurso. Já o Borussia Dortmund está livre para se concentrar na competição europeia pois já perdeu o título nacional para o Bayern.