Topo

Confira os pontos fortes e peças-chave de Bayern e Barcelona

Iniesta e Xavi comandam o meio-campo do Barcelona - EFE/Andreu Dalmau
Iniesta e Xavi comandam o meio-campo do Barcelona Imagem: EFE/Andreu Dalmau

Do UOL, em São Paulo

23/04/2013 06h00

Barcelona e Bayern de Munique fazem nesta terça-feira, a partir das 15h45 (horário de Brasília), uma das partidas mais esperadas do ano. As equipes iniciam em Munique a disputa por uma vaga na decisão da Liga dos Campeões do Uefa.

No histórico entre as equipes, o Bayern de Munique leva vantagem. São três vitórias dos alemães, contra uma dos espanhóis e dois empates. Veja abaixo como chegam os times para a disputa desta semifinal:

PONTO FORTE

  • Além de contar com o melhor jogador do mundo, o Barcelona ainda aposta no entrosamento da dupla Xavi e Iniesta.

  • O Bayern de Munique, liderado por Müller, autor de cinco gols, tem o segundo melhor ataque do torneio, atrás apenas do Real Madrid.

PRESTE ATENÇÃO

  • Com Adriano suspenso e Mascherano e Puyol machucado, o Barcelona terá um sistema defensivo desfalcado. A vaga ao lado de Piqué ficará entre Marc Batra e Abidal.

  • Nas semifinais da Liga dos Campeões da última temporada, o Bayern chegou com um sistema defensivo menos vazado que neste ano. Foram sete gols da última temporada contra dez da atual.

DIFERENÇA ENTRE AS EQUIPES

  • Conhecido pela posse de bola, Xavi é quem lidera o time neste quesito. No torneio, ele já acertou mais de mil passes e tem aproveitamento de 88%. Nas quartas, contra o PSG, ele terminou o segundo jogo com 100% de acerto.

  • Enquanto o Barcelona é um time que domina as estatísticas de passe, o Bayern é um time que sobra no quesito "distância percorrida". Thomas Müller já correu mais de 100 km na Liga dos Campeões desta temporada.

CRAQUE

  • Melhor jogador do mundo nas últimas quatro temporadas, Messi mostrou ser decisivo nas quartas de final contra o PSG. O argentino, mesmo machucado, saiu do banco para ajudar a equipe espanhola a se classificar.

  • Principal jogador francês do momento, Ribery é o “motor” do Bayern no campo de ataque. Pela esquerda, nas costas de Daniel Alves, o meia pode ser fundamental na classificação.

ARTILHEIRO

  • Messi é o vice-artilheiro da Liga dos Campeões com oito gols. O argentino deu 27 finalizações para a meta adversária durante todo o torneio europeu.

  • Apesar do bom ataque, os gols do Bayern de Munique são divididos pelos atletas. Thomas Müller, com cinco tentos, é o artilheiro da equipe. Ele deu 12 finalizações para o gol adversário na competição.

GARÇOM

  • Principal passador da competição, com 1.143 tentativas, Xavi é o líder no quesito assistência também. Ele deu quatro passes que resultaram em gol.

  • Assim como Xavi no Barcelona, Lahm lidera o Bayern nas tentativas de passes e assistências. O lateral tentou 667 toques para os companheiros e foi garçom em quatro oportunidades.

EXPERIÊNCIAS RECENTES

  • Com elenco muito parecido com o atual, o Barcelona foi finalista da Liga dos Campeões há duas temporadas e se sagrou campeão contra o Manchester United.

  • Na temporada passada, o Bayern de Munique disputou a grande decisão contra o Chelsea, mas saiu derrotado após a final ir para os pênaltis.

CAMPEONATO NACIONAL

  • Com 13 pontos de vantagem para o Real Madrid, o Barcelona está próximo de conquistar mais um título espanhol. A equipe precisa de mais duas vitórias nos últimos seis jogos para garantir a taça.

  • O Bayern de Munique já garantiu o título alemão desta temporada no começo do mês. Atualmente, a equipe tem 20 de pontos de vantagem para o segundo colocado, o Dortmund.

BAYERN X BARCELONA: DUELO DE PRATAS DA CASA

Dois dos clubes mais ricos do mundo, Bayern e Barcelona nos últimos anos usaram o músculo financeiro para reforçar seus elencos. Porém, também vão exibir nesta terça-feira em Munique sua excelência na formação de talentos. Ambos têm elencos titulares em que jogadores da base contam com representatividade e influência que vão além dos limites clubísticos. Ainda que a eficácia pode ser debatida no que diz respeito à disputa pela hegemonia continental. LEIA MAIS