Topo

Bayern e Barcelona fazem duelo da prata da casa na Liga dos Campeões

Bastian Schweinsteiger é um dos atletas formados na base do Bayern - Christof Stache/AFP Photo
Bastian Schweinsteiger é um dos atletas formados na base do Bayern Imagem: Christof Stache/AFP Photo

Fernando Duarte

Do UOL, em Londres

23/04/2013 06h00

Dois dos clubes mais ricos do mundo, Bayern e Barcelona nos últimos anos usaram o músculo financeiro para reforçar seus elencos. Porém, também vão exibir nesta terça-feira em Munique sua excelência na formação de talentos. Ambos têm elencos titulares em que jogadores da base contam com representatividade e influência que vão além dos limites clubísticos. Ainda que a eficácia pode ser debatida no que diz respeito à disputa pela hegemonia continental. O jogo começa às 15h45 (horário de Brasília) e terá acompanhamento em tempo real pelo Placar UOL Esporte.

Do lado alemão, Phillip Lahm, Bastian Schweinsteiger e Thomas Muller (e o lesionado Tony Kroos) são exemplos de atletas provenientes de Sabener Strasse, o centro de treinamento da base e que também fazem parte da espinha dorsal da seleção alemã. O Barcelona, clube que num recente estudo da revista inglesa de futebol ‘’FourFourTwo’’ foi apontado como o segundo clube europeu com mais jogadores da base em seu elenco adulto (14), tem Lionel Messi e um contingente espanhol liderado por Xavi Hernandez e Andres Iniesta, do qual fazem parte ainda Sergio Busquets, Gerard Pique e Carles Puyol.

Para o primeiro jogo da semifinal, o Bayern de Munique deve entrar em campo com Neuer; Lahm, Buyten, Dante e Alaba; Martínez, Schweinsteiger, Robben, Müller e Ribery; Mario Gomez. Já a provável escalação do Barcelona tem Valdés; Daniel Alves, Piqué, Abidal e Jordi Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Messi, Pedro e Alexis Sanchez.

Apesar da prata da casa em comum, os dois times chegam com motivações diferentes para a semifinal. Messi & cia ganharam reconhecimento internacional pelo papel preponderante no festival de títulos conquistados pelo Barcelona nos últimos anos, que incluem duas Ligas dos Campeões e dois Mundiais Interclubes e virtualmente quatro ligas espanholas. Os alemães buscam não somente a primeira conquista europeia relevante de um time do país desde o próprio Bayern (2001) como ainda tentam se redimir da perda do título de 2012 para o Chelsea na final disputa em Munique.

‘’Tivemos uma grande decepção no ano passado, mas estamos mostrando bom poder de recuperação. Acho que também estamos defendendo melhor e isso poderá nos ajudar muito contra o Barcelona. Temos jogadores que agora podem causar muito mais problemas’’, disse Lahm nesta segunda-feira, na entrevista coletiva oficial do jogo de Munique.

O capitão do Bayern também tem vivas na memória as lembranças do último encontro com o Barcelona: uma goleada de 4 a 0 sofrida diante de Messi & Cia, também pelas semifinais da Liga dos Campeões, no Camp Nou. ‘’Não podemos fazer nada sobre o que aconteceu naquele dia, mas crescemos muito nos últimos anos. O Barcelona é um time fantástico, mas nós também conseguimos resultados expressivos como duas finais da Champions nos últimos três anos’’, ponderou o lateral-direito.

Há ainda uma rivalidade internacional: os espanhóis levaram a melhor sobre os alemães na final da Eurocopa de 2008 e nas semifinais do Mundial da África do Sul.  Se rirem por último dessa vez, a satisfação será dupla para Lahm e outros formandos de Sabener Strasse.

CONHEÇA OS PONTOS FORTES DE BAYERN E BARCELONA

Barcelona e Bayern de Munique fazem nesta terça-feira, a partir das 15h45 (horário de Brasília), uma das partidas mais esperadas do ano. As equipes iniciam em Munique a disputa por uma vaga na final da Liga dos Campeões. No histórico entre as equipes, o Bayern de Munique leva vantagem. São três vitórias dos alemães, contra uma dos espanhóis e dois empates. Veja os craques, artilheiros e destaques de cada uma das equipes. LEIA MAIS