Topo

Meia é criticado por deixar Borussia por rival, mas técnico pede respeito da torcida

Mario Götze sairá Borussia Dortmund e será jogador do rival Bayern de Munique - Gleb Garanich/ Reuters
Mario Götze sairá Borussia Dortmund e será jogador do rival Bayern de Munique Imagem: Gleb Garanich/ Reuters

Das agências internacionais

De Berlim (Alemanha)

23/04/2013 11h32

A polêmica notícia divulgada nesta manhã de que Mario Götze deixará o Borussia Dortmund para ser jogador do Bayern de Munique, a partir da próxima temporada, criou polêmica, principalmente pela transferência ter sido revelada na semana em que as duas equipes entrarão em campo pelas semifinais da Liga dos Campeões (Borussia encara o Real Madrid na quarta-feira, enquanto o Bayern encara o Barcelona nesta terça).

O meia alemão recebeu críticas pela escolha e o técnico do Borussia, Jürgen Klopp, teve que responder sobre a situação durante entrevista coletiva. Klopp pediu que a torcida respeite o jogador durante a partida contra o Real.

“Temos que mostrar que o Borussia Dortmund está acima de tudo. Até agora, nossos torcedores têm reagido bem a situações extremas. Aquele que não possa esconder sua decepção com a saída de Mario não deve ir ao jogo”, disse.

“Falei com ele, que me disse que sabe que é o jogador que Pep Guardiola (futuro comandante do Bayern) quer e também explicou que deseja jogar para um treinador que conquistou tudo”, completou Klopp.

A crítica mais dura contra a escolha de Götze (a opção de deixar o clube e ir para o rival foi do próprio jogador, que possuía cláusula em seu contrato que o permite deixa o Borussia ao final da temporada) foi feita por Lotthar Matthäus, um dos melhores jogadores alemães em todos os tempos e ídolo do Bayern de Munique.

“É algo que prejudica a credibilidade do futebol. Me choca, podiam ter revelado a transferência daqui alguns dias ou semanas”, falou.

“O Borussia está se preparando para uma das partidas mais importantes da história do clube, mas pelo menos sabemos que Götze continuará jogando o Campeonato Alemão”, finalizou Matthäus.

Götze, de 20 anos, é considerado uma das revelações e grandes promessas do futebol alemão para o futuro. Ele já esteve na seleção alemã que disputou a Eurocopa de 2012. O meia irá para o Bayern assim que a temporada acabar, em julho deste ano.

Mais cedo nesta terça, em nota oficial no site da equipe, o Borussia afirmou que o anúncio da transferência “não prejudicará o foco do atleta” para a semifinal da Liga dos Campeões, em que o Borussia inicia o duelo contra o Real Madrid na próxima quarta-feira. Além disso, pediu que a torcida apoie o jogador mesmo já sabendo de sua saída.

“Todos os fãs do Borussia devem apoiar incondicionalmente a Götze, assim como a qualquer outro jogador da equipe, para que isso não prejudique o grande sonho de realizar uma excepcional semifinal na Liga”, disse o clube.