Topo

Jornais espanhóis chamam derrota do Barça de surra: "Fim de ciclo"

Capas de jornais espanhóis citam até "fim de ciclo" para o Barcelona - Reprodução
Capas de jornais espanhóis citam até "fim de ciclo" para o Barcelona Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/04/2013 07h20

Os jornais espanhóis foram duros nesta quarta-feira, na manhã seguinte à desastrosa derrota do Barcelona para o Bayern de Munique, por 4 a 0, na partida de ida das semifinais da Liga dos Campeões. Todas as capas das publicações esportivas deram destaque para a goleada, e sempre com palavras fortes, como "pesadelo" e "fim de ciclo".

Foi o caso do Mundo Deportivo, jornal catalão e que, costumeiramente, defende o Barcelona. Mas, dessa vez, não houve como. Com uma foto de um dos gols dos alemães, colocou apenas a palavra "pesadelo" em sua manchete. Em seu site, brincou com o idioma alemão para escrever "catástrofe".

Já o As preferiu "decretar" que a derrota será um marco nessa geração de jogadores do Barcelona. Com a manchete "fim de ciclo", escreveu que a equipe mostrou todos os seus defeitos de uma vez.

O Sport foi outro que usou palavras fortes. O jornal cita a partida como "o dia mais triste" da história da equipe catalã. Além disso, chamou Messi de "desaparecido" e lembrou que essa foi a pior derrota da equipe em competições europeias desde 1994, quando perdeu a final da Liga dos Campeões para o Milan, também por 4 a 0.

Por fim, o Marca, jornal de Madrid e que, por esta razão, costuma dar opiniões favoráveis ao Real, provocou os catalães. Chamou a goleada de "surra histórica", e escreveu que o Barcelona mostrou sinais de queda. Também diz que só um "milagre" muda a "já sentenciada semifinal".

Na Alemanha, o Bild publicou que o Bayern "destruiu" o Barcelona. "O Bayern desencantou o Barcelona, mas encantou o mundo", publicou o jornal.