Topo

Imprensa espanhola varia entre "fracasso" e elogios após eliminação do Real Madrid

Capas de jornais espanhóis após a eliminação do Real Madrid para o Borussia Dortmund - Reprodução
Capas de jornais espanhóis após a eliminação do Real Madrid para o Borussia Dortmund Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

01/05/2013 07h38

Os jornais espanhóis são conhecidos por gostar de um "drama" em suas manchetes, e após a eliminação do Real Madrid para o Borussia Dortmund, na última terça-feira, após conseguir dois gols já no final da partida, nada foi diferente. O fim do sonho do Real de conseguir a décima taça de Liga dos Campeões já nesta temporada foi tratada como "fracasso".

O dia seguinte à vitória "inútil" por 2 a 0 teve manchetes provocativas ao Real, principalmente na Catalunha, região sede do Barcelona. "Adeus Mourinho! Fracasso consumado", foi a capa do jornal Sport. Logo acima da foto de do técnico português, uma chamada para o jogo desta quarta-feira entre Barcelona e Bayern de Munique: "Barça em busca do milagre".

Outra publicação catalã, o Mundo Deportivo, também foi direto: "Adeus décima". Assim com o Sport, a foto da decepção madridista teve mais atenção que a chamada para o jogo do Barcelona: "Orgulho Barça".

Basta saber como será a reação dos jornais catalães se o Barcelona for realmente eliminado pelo Bayern, já que precisa de uma vitória de 4 a 0, no mínimo, para levar o confronto para a prorrogação.

MOURINHO ADMITE DEIXAR O REAL

  • A eliminação do Real Madrid para o Borussia Dortmund, na semifinal da Liga dos Campeões, nesta terça, fez o técnico dos merengues, José Mourinho, confirmar o que já vem sendo especulado há um bom tempo. Segundo o próprio português, ele deve deixar a equipe espanhola ao fim da temporada. Em entrevista pós-jogo, Mourinho voltou a disparar contra seus grandes "inimigos", os jornalistas, e afirmou que deve voltar ao futebol inglês, onde, segundo ele, é "querido".

Em Madri, o orgulho local falou mais alto. Em letras garrafais, o Marca colocou em sua capa "Eu acreditei!". "O Real Madrid  se aproxima de uma virada histórica, levado pela torcida aos gritos de 'sim, se pode'".

Além disso, faz a pergunta: "Mourinho se despede?". Muito se fala sobre esta ser a última temporada de José Mourinho como técnico do Real Madrid, e mais uma falha em conquistar a Liga pode ter colocado o ponto final na passagem do técnico pela Espanha. Esta indefinição em torno do treinador empaca o futuro dos jogadores brasileiros no Real Madrid.

Por fim, o As disse: "Não houve milagre". "A loucura só desatou no Santiago Bernabéu após o primeiro gol", escreveu a publicação, lembrando que o Real só conseguiu marcar já no final do segundo tempo. A foto da capa do jornal mostra Sergio Ramos chorando após o final do jogo.