Topo

Eliminado na Champions, Real torna-se clube pelo qual Mourinho mais venceu

Com 125 vitórias à frente do Real Madrid, José Mourinho bateu recorde pessoal - Dominique Faget/AFP
Com 125 vitórias à frente do Real Madrid, José Mourinho bateu recorde pessoal Imagem: Dominique Faget/AFP

Das agências internacionais

Em Madri (Espanha)

02/05/2013 15h20

A vitória por 2 a 0 do Real Madrid sobre o Borussia Dortmund, na última terça-feira, não foi o bastante para levar a equipe espanhola à final da Liga dos Campeões, mas ao menos ajudou o técnico José Mourinho a quebrar uma marca. Agora, o Real é o clube pelo qual o português mais venceu. 

Ao todo, Mourinho conquistou 125 vitórias nas 172 partidas na qual comandou os merengues. O número já é maior do que os 124 triunfos que o treinador conquistou pelo Chelsea, clube que comandou entre 2004 e 2007. Pelo Porto, ele venceu 91 jogos, com mais 67 triunfos pela Inter de Milão, nove com o União Leiria e seis com o Benfica.

Seu aproveitamento pelos blancos é de 72,6%, sendo que tudo começou com uma vitória sobre o Osasuna, pelo Campeonato Espanhol, em setembro de 2010.

De seus triunfos, 84 saíram em La Liga, 24 na Champions League, 16 na Copa do Rei e uma na Supercopa da Espanha. Sua melhor temporada  foi a de 2011/12, com 46 vitórias.

O recorde do português pelo Real ainda deve ser ampliado até o final da temporada, já que a equipe madrilenha ainda tem cinco jogos restantes pelo campeonato Espanhol e mais a final da Copa do Rei, contra o rival Atlético de Madri.

Depois disso, o destino de José Mourinho permanece misterioso. Na terça, após a eliminação na Champions League, o comandante voltou a disparar contra a imprensa e afirmou que quer estar em um lugar onde de sinta "querido". Como exemplo, citou a Inglaterra.

Apesar de ter batido seu recorde pessoal de vitórias, inclusive, o português não teve muito sucesso em termo de títulos à frente do Real Madrid. Até o momento, ele conquistou um Campeonato Espanhol, uma Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha. Em trabalhos anteriores, como no Porto e na Inter de Milão, ele levantou a taça da Liga dos Campeões.