Topo

Técnico defende lançamentos do Barcelona e teme dependência de Messi

Do UOL, em São Paulo

18/09/2013 21h01

O Barcelona usou novas armas nesta quarta-feira. Em vez de tabelas e toques curtos, o time catalão apostou em lançamentos em vários momentos do duelo com o Ajax, válido pela primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa. Quem decidiu a partida, contudo, foi uma arma antiga. Lionel Messi marcou três gols na vitória dos catalães por 4 a 0 no Camp Nou.

Esse contraste foi a base da entrevista coletiva do técnico Gerardo “Tata” Martino. Contratado pelo Barcelona nesta temporada, o argentino fez nesta quarta-feira o primeiro jogo de Liga dos Campeões da Uefa.

“Não estamos com essa intenção de abrir mão dos passes curtos ou de mudar o estilo da equipe. Há alguns anos, víamos aqui alguns jogadores que davam muitos passes longos. Saber que temos essa alternativa não significa que mudaremos o jeito de jogar”, explicou o técnico do Barcelona na coletiva pós-jogo.

Depois de ter aberto o placar em falta cobrada por Messi no primeiro tempo, o Barcelona recuou a linha de marcação e apostou em contragolpes. A estratégia contrasta com a pressão e as tabelas que caracterizaram o time nos últimos anos.

“Não tivemos uma atuação brilhante como o 4 a 0 sugere, mas fomos sólidos. O saldo negativo é que oferecemos oportunidades que não podíamos ter dado ao adversário”, declarou o treinador.

Outra preocupação de Martino é o quanto o Barcelona depende de Messi: “De Rijkaard até eu, acho que todos os técnicos que passaram por esta sala tiveram de responder a mesma coisa. Ainda que estejamos falando do melhor jogador do mundo, não podemos basear todas as oportunidades em apenas um atleta”.

Até por isso, o técnico do Barcelona fez questão de exaltar o desempenho individual de outros atletas. “Se não tivemos brilho futebolístico, compensamos com esforço, como [Dani] Alves e Alexis [Sánchez]. Gostei muito do trabalho de Iniesta, que tem evoluído e está encontrando a melhor forma”, completou Martino.