Topo

Após melhor início, Martino testa Barça sem Messi e com Neymar protagonista

Do UOL, em São Paulo

01/10/2013 06h03

O início do técnico argentino Gerardo “Tata” Martino no Barcelona não podia ser melhor. Em dez partidas, ele conseguiu um recorde, um título e um desempenho superior ao de seus antecessores. Nesta terça-feira, porém, o comandante precisará provar que esse retrospecto supera a falta de Lionel Messi, eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo nas últimas quatro temporadas. Para isso, o brasileiro Neymar foi alçado à condição de protagonista no duelo com o Celtic, válido pela Liga dos Campeões da Uefa.

O jogo, cujo início está previsto para 15h45 (horário de Brasília, com acompanhamento ao vivo do UOL Esporte), será o segundo do Barcelona na fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa. Na estreia, os catalães golearam o Ajax por 4 a 0.

O grande destaque daquela partida foi Messi, autor de três gols. No entanto, o argentino sofreu uma lesão muscular durante jogo contra o Almería, no último fim de semana, e vai desfalcar o Barcelona nesta terça-feira.

Sem Messi, o desafio de Tata Martino será transformar Neymar em protagonista. O brasileiro ficou no banco contra o Almería, e nos jogos anteriores vinha priorizando o jogo coletivo.

Contratado pelo Barcelona antes do início desta temporada, Neymar deu pelo menos um passe para gol em cada um de seus últimos cinco jogos pelo clube. Até Luiz Felipe Scolari, técnico da seleção brasileira, reconheceu que o camisa 11 tem sido mais solidário no time catalão.

Nesta terça-feira, Neymar é uma das possibilidades de Martino para ocupar a faixa de campo deixada por Messi. O treinador também pode usar Fàbregas como um falso centroavante – algo que o comandante usou contra o Almería, quando o camisa 10 precisou ser substituído.

“Comparar Messi com Neymar seria como comparar um cachorro com um gato. São dois jogadores de espécies diferentes”, opinou Neil Lennon, técnico do Celtic.

Messi vai ficar no departamento médico por duas ou três semanas. Nesta terça-feira, o time espanhol fará o primeiro jogo sem o argentino. “Mesmo com a ausência dele, o Barcelona é capaz de ganhar de qualquer equipe do mundo”, avaliou Henrik Larsson, ex-jogador do time espanhol e do Celtic.

Na temporada passada, Celtic e Barcelona também estiveram na mesma chave da Liga dos Campeões da Uefa. No duelo da Escócia, os donos da casa impuseram forte retranca e venceram por 2 a 1.

No entanto, a fase da defesa do Celtic não tem nada similar ao desempenho daquele duelo. Nos últimos cinco jogos, os escoceses foram vazados sete vezes. E o goleiro Forster, melhor em campo da temporada passada, cometeu uma falha grave na partida de sábado.

“Se quisermos ganhar do Barcelona, precisamos de um bom goleiro, um dia de sorte e uma atuação inspirada dos nossos atacantes. É muito bom para nós que eles não possam escalar o melhor do mundo, obviamente, mas é uma tristeza porque gostamos de ver os melhores em campo”, finalizou o técnico do Celtic.