Topo

Imprensa espanhola se rende a Neymar: "Colocou o time nas costas"

Fábregas abraça o brasileiro Neymar depois de fazer o gol da vitória para o Barcelona - AFP PHOTO/IAN MACNICOL
Fábregas abraça o brasileiro Neymar depois de fazer o gol da vitória para o Barcelona Imagem: AFP PHOTO/IAN MACNICOL

Do UOL, em São Paulo

01/10/2013 19h47

Os principais portais da Espanha se renderam ao belo futebol apresentado pelo brasileiro Neymar na magra vitória do Barcelona por 1 a 0 sobre o Celtic, em Glasgow, na Escócia, nesta terça-feira, em partida da fase de grupos da Liga dos Campeões. As manchetes destacaram o craque como 'diferenciado' e creditaram parte da vitória catalã ao brasileiro: "Colocou o time nas costas".

O atacante foi responsável pela expulsão de Brown, capitão do time escocês, e começou o lance em que Sánchez cruzou para o gol de Fàbregas. Em votação no site da Uefa, o brasileiro foi escolhido o melhor em campo. Sem Messi, que está lesionado, Neymar jogou os 90 minutos e foi responsável por boa parte das chances de gols criadas pelos visitantes.

"Neymar foi brilhante e valente. Ele forçou a expulsão de Brown, o que foi decisivo [para a vitória do Barcelona]", escreveu o portal Mundo Deportivo, da Catalunha. O jornal Sports, também catalão, foi mais além e também classificou o brasileiro como o melhor em campo: "Neymar colocou o time nas costas, lutou como um touro e foi, de longe, o mais perigoso e objetivo".

Mesmo o portal madrileno Marca, que criticou o futebol "previsível" da equipe barcelonista, elogiou o desempenho do craque da seleção brasileira: "Somente Neymar apresentou coisas diferentes. Muitos jogadores tiveram uma noite para se esquecer".

Dos vestiários, o treinador argentino Tatá Martino mostrou-se satisfeito com o desempenho do atacante: "Eu não preciso analisar o jogo de hoje para dizer o que nos alimenta ofensiva e defensivamente. Jogadores como Messi e Neymar sempre desequilibram. Por isso são tão necessários quando enfrentamos uma defesa que se fecha toda atrás".

O meia Fàbregas também elogiou o desempenho do Barça e a vitória fora de casa, que deu a liderança do grupo B da Liga dos Campeões: "Foi muito bom jogar aqui, com este ambiente, este estádio e contra uma grande equipe, que sempre exige o melhor de nós", disse. "Acho que foi a nossa partida mais completa da temporada", concluiu.

O Barça é líder do grupo H, com seis pontos em dois jogos. O Milan é o segundo, com quatro, já que empatou por 1 a 1 nesta terça-feira com o Ajax, que é o terceiro colocado e soma apenas um ponto. Na última posição está o Celtic, equipe escocesa que ainda não pontuou nesta Liga dos Campeões.

"NEYMAR EXAGERA UM POUCO NAS COISAS", CRITICA O TÉCNICO DO CELTIC

Se por um lado a imprensa espanhola vangloriou a atuação de Neymar nesta terça-feira, por outro, o comandante do Celtic manifestou todo o seu desagrado quanto a algumas atitudes do atacante, principalmente com relação a 'simular lances' e 'exagerar nas faltas sofridas'.

 

"Neymar tem uma reputação em jogo. Ele exagera um pouco nas coisas às vezes", disse ao recordar que o brasileiro "saiu vaiado, enquanto Iniesta foi ovacionado [pelos torcedores]".

 

A bronca do treinador se deve ao lance em que Brown foi expulso após chutar Neymar, que já estava no chão. Segundo ele, Neymar exagerou na ação e a decisão do árbitro "mudou o rumo da partida".