Topo

Brasileiro desbanca Xavi e Iniesta e lidera Liga dos Campeões em passes

Thiago Motta foi responsável por quatro dos setes gols do PSG na competição - AFP PHOTO / Aris Messinis
Thiago Motta foi responsável por quatro dos setes gols do PSG na competição Imagem: AFP PHOTO / Aris Messinis

Do UOL, em São Paulo

03/10/2013 06h00

O brasileiro Thiago Motta, naturalizado italiano, desbancou nomes como Xavi e Iniesta no começo da temporada 2013/2014 da Liga dos Campeões. Após as duas primeiras rodadas da fase de grupos, o jogador do Paris Saint-Germain é o atleta que mais distribuiu passes na principal competição de clubes do futebol europeu.

Com 235 passes até aqui, Thiago Motta tem 37 toques para companheiros a mais que Darijo Srna, do Shakhtar, segundo colocado nessa estatística. Só no terceiro posto aparece um jogador do Barcelona, Iniesta, que distribuiu a bola 189 vezes.

Além de ter passado mais, Thiago Motta é mais eficiente. Ele acertou 216 toques (aproveitamento de 92%). Srna tem 86% de correção, e Iniesta, 86%.

O aproveitamento de Thiago Motta supera nomes como Xavi, que tem um aproveitamento de 91% até aqui. O espanhol tentou 158 passes e completou 149.

O brasileiro-italiano também tem um aproveitamento melhor que qualquer jogador do Bayern de Munique, que tem Guardiola como técnico. Philipp Lahm, o melhor dos alemães, acertou 91% de suas tentativas.

Conhecido por seu forte poder de marcação, Thiago Motta também tem sido decisivo para o PSG na parte ofensiva. Em duas rodadas, ele participou de dois gols e ainda deu duas assistências nas sete vezes que sua equipe foi às redes.

O volante, aliás, é símbolo de um fenômeno registrado nas duas primeiras rodadas: os artilheiros improváveis entre os jogadores nascidos no Brasil. Neymar, Lucas e Bernard, jogadores que frequentam as listas de convocados para a seleção brasileira, ainda não balançaram as redes na Liga dos Campeões da Uefa. Além de Motta, o volante Ramires (Chelsea) e o zagueiro Marquinhos (Paris Saint-Germain) têm dois gols no campeonato.

Marquinhos marcou um dos gols do PSG na última quarta-feira, na vitória por 3 a 0 sobre o Benfica. O resultado manteve os 100% de aproveitamento da equipe francesa no Grupo C da atual edição da Liga dos Campeões.

No Grupo A, o Manchester United vencia o Shakhtar Donetsk até os 31min do segundo tempo, quando o brasileiro Taison empatou. Bernard ficou no banco e entrou apenas aos 45min da etapa final.

Os brasileiros que mais balançaram as redes na Liga dos Campeões, contudo, ainda estão aquém do desempenho ofensivo do português Cristiano Ronaldo. Ele marcou duas vezes na vitória por 4 a 0 sobre o Copenhague, na última quarta-feira, e chegou a cinco na competição continental.

O jogo foi o centésimo de Ronaldo em competições europeias. O jogador português marcou 56 gols nessas partidas. Em 2013, o camisa 7 do Real Madrid já anotou 49 tentos.

Artilheiro isolado da Liga dos Campeões, Ronaldo também é o jogador que mais finalizou na competição. Ele chutou 15 vezes em dois jogos (dez conclusões na direção do gol e cinco para fora).

Graças a ele e a uma atuação exuberante de Di María, que marcou dois gols e deu uma assistência, o Real Madrid amenizou a pressão sobre o técnico Carlo Ancelotti. Ele vinha sendo criticado pelo desempenho claudicante no Campeonato Espanhol e chegou a ser vaiado no último sábado, mas tem 100% de aproveitamento na Liga dos Campeões, com direito a dez gols marcados e apenas um sofrido em duas partidas.

E se o Real Madrid contou com muitos destaques individuais, o Bayern de Munique mostrou um jogo coletivo muito forte na quarta-feira. O atual campeão da Liga dos Campeões fez uma de suas melhores apresentações desde a contratação do técnico espanhol Pep Guardiola e bateu o Manchester City por 3 a 1.

O Bayern construiu o resultado graças a um jogo coletivo muito forte. Os gols foram marcados por Robben, Müller e Ribery, e o time alemão é outro que tem 100% de aproveitamento na Liga dos Campeões.

AS LUZES DE CRISTIANO RONALDO E PEPE GRAMPEADO

O visual de dois jogadores chamou atenção na vitória do Real Madrid por 4 a 0 sobre o Copenhague, nesta quarta-feira, em jogo válido pela Liga dos Campeões da Uefa. Cristiano Ronaldo apareceu com luzes no cabelo, e o zagueiro Pepe foi forçado a usar um visual “grampeado”.

 

Pepe sofreu um corte no supercílio após um choque. O zagueiro teve um sangramento, e os médicos do Real Madrid usaram uma espécie de grampeador para estancar.

Clique aqui para ver a nota na íntegra.

CORNETA FC

Quatro anos após “profecia”, Taison, ex-Internacional, supera o craque Messi

 

Clique aqui para conferir esta e outras brincadeiras do futebol

TÉCNICO DO CELTIC CRITICA SIMULAÇÕES DE NEYMAR: "EXAGERA ÀS VEZES"

O técnico do Celtic, Neil Lennon, criticou o atacante Neymar por provocar a expulsão do seu jogador na derrota para o Barcelona, nesta terça-feira, pela Liga dos Campeões.

 

"Ele [Neymar] tem uma fama no jogo e, às vezes, ele exagera nessa coisas", criticou o treinador, se referindo à expulsão de seu jogador Scott Brown por ter dado um pontapé em Neymar no segundo tempo da partida.

 

Clique aqui para ler a matéria completa.