Topo

Neymar corre mais que Messi, recebe menos bolas e perde em finalizações

Neymar correu mais do que Messi, Kaká e Robinho, mas foi menos eficiente - AFP PHOTO / GIUSEPPE CACACE
Neymar correu mais do que Messi, Kaká e Robinho, mas foi menos eficiente Imagem: AFP PHOTO / GIUSEPPE CACACE

Do UOL, em São Paulo

22/10/2013 20h04

Neymar correu muito, mas teve participação pouco efetiva no empate por 1 a 1 entre Milan e Barcelona, nesta terça-feira, em jogo válido pela fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa. O atacante brasileiro venceu o companheiro de time Lionel Messi em distância percorrida na partida, mas perdeu em bolas recebidas e finalizações.

Segundo dados da Uefa, Neymar correu 8.788 metros durante os 81 minutos em que esteve em campo. Nesse quesito, ele bateu Lionel Messi (jogou toda a partida e percorreu 7.752 metros), Robinho (7.456 metros em 64 minutos) e Kaká (8.154 em 70 minutos).

No entanto, não há comparação no quesito eficiência. No Milan, por exemplo, Kaká e Robinho estiveram entre os jogadores mais acionados. Cada um deles recebeu 30 passes, número que só perde para os 31 de De Jong.

Neymar pegou mais na bola do que os dois, mas a comparação é injusta porque o Barcelona teve 64% de posse. O brasileiro recebeu 44 passes no confronto desta terça-feira, quase metade das 80 vezes em que Messi foi acionado.

O jogador que mais recebeu passes na partida foi o meio-campista Xavi, do Barcelona. Ele foi acionado 109 vezes. O Barcelona acertou 668 passes em 758 tentativas, com um aproveitamento de 88%.

"Foi o mesmo que aconteceu no último fim de semana, contra o Osasuna. Dominamos o jogo, merecemos ganhar e não ganhamos", avaliou o técnico do Barcelona, Gerardo "Tata" Martino, ao jornal francês "L'Equipe".

O Barcelona também bateu o Milan em finalizações nesta terça-feira. Foram 15 tentativas dos catalães, e Messi foi responsável por seis delas. O time italiano teve o mesmo número de chutes a gol do argentino, com um arremate de Kaká e outro de Robinho.

Neymar chutou três vezes, mas mandou todas para fora. Kaká e Robinho acertaram a direção em seus chutes, e o ex-jogador do Santos ainda abriu o placar para o Milan.

O empate do Barcelona aconteceu ainda no primeiro tempo, em jogada individual de Messi. O jogador argentino marcou quatro vezes em dois jogos na Liga dos Campeões – ele perdeu a segunda rodada porque estava lesionado. Neymar ainda não balançou as redes na competição continental.