Topo

Onde erraram? Milan x Atlético tem 6 ignorados por Felipão e "traidor"

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

19/02/2014 06h00

Eles já estiveram, mas agora não estão mais. E pelo andar da carruagem, terão grandes dificuldades para voltar. É assim que Milan e Atlético de Madri fazem importante duelo das oitavas de final da Liga dos Campeões, em jogo repleto de brasileiros que tiveram chance, mas dificilmente estarão na seleção brasileira para a disputa da Copa do Mundo de 2014.

Entre todos os que estão no elenco dos dois clubes, são sete no total, e todos eles já vestiram a camisa amarela. Mas nenhum esteve presente na última convocação, para amistoso contra a África do Sul.

Um deles, por motivo óbvio: Diego Costa, que se naturalizou espanhol e provocou a fúria de Felipão pelo desdém à equipe nacional. Depois disso, o treinador tentou quase que fazê-lo ser um inimigo da pátria.

“Um jogador brasileiro que se recusa a vestir a camisa da seleção brasileira e a disputar uma Copa do Mundo no seu país só pode estar automaticamente desconvocado. Ele está dando as costas para um sonho de milhões”, falou o comandante há meses atrás.

Além dele, o time madrileno tem em seu elenco o lateral Filipe Luis (que está machucado), o zagueiro Miranda e o meio-campista Diego. Os dois primeiros já estiveram no time nacional com Scolari, mas não estiveram presentes nos últimos chamados. Diego, então, não vai desde 2008.

O Milan tem outros três, sendo que dois deles hoje correm por fora; Kaká e Robinho. O primeiro não foi bem em amistosos há aproximadamente um ano com Felipão e depois disso não voltou mais. Robinho jogou o último amistoso contra o Chile, mas não foi lembrado para o jogo contra a África do Sul. Está em má fase.

O outro é o desconhecido goleiro reserva Gabriel, que integrou o time nacional nos Jogos Olímpicos de Londres. A chance desse, no entanto, beira o impossível.

Mas entre os outros, ainda existe expectativa de um chamado, e a partida de grande visibilidade no torneio europeu é vista como uma das derradeiras tentativas de fazer algo pela vaga.

“Eu acho que é mais uma oportunidade, infelizmente nenhum desses jogadores esteve, mas acredito que estando em uma competição como essa, com certeza o Scolari está vendo. É uma chance de demonstrar nosso trabalho e aproveitar. A Champions League é uma competição importante e vamos fazer o melhor pra tentar mostrar serviço. Enquanto não sai a última convocação, temos esperança”, falou o zagueiro Miranda.  

Milan e Atlético de Madri duelam em Milão, a partir das 16h45 (horário de Brasília). O jogo da volta ocorre no dia 11 de março, na capital espanhola.

Também nesta quarta, às 16h45, Arsenal e Bayern de Munique fazem o primeiro jogo das oitavas de final, em Londres, na Inglaterra. Lá, estarão em campo para observação de Felipão o zagueiro Dante e o lateral Rafinha, que foram chamados para o último amistoso.