Topo

Bicho papão: no Real Madrid, show e recordes. No Chelsea, camaradagem

Do UOL em São Paulo

27/02/2014 06h00

O recorde de Cristiano Ronaldo – o português foi o primeiro jogador a marcar dez gols ou mais em três edições diferentes da Liga dos Campeões – não foi a única marca batida na goleada do Real Madrid sobre o Schalke por 6 a 1 na quarta-feira. Em grande forma, a equipe merengue atingiu outros números impressionantes, e desponta como um bicho papão na competição europeia neste começo de 2014.

Com os dois de Cristiano Ronaldo, dois de Bale e dois de Benzema, o Real se tornou o primeiro clube na história da Liga a marcar seis vezes em um jogo de mata-mata fora de casa. O recordista anterior era o Bayern, que fez 5 a 0 no Sporting nas oitavas de final em 2009.

O gigante espanhol não para por aí, e balançou as redes nas últimas 32 partidas que disputou pela competição mais importante do futebol europeu, outro recorde. Longe do Santiago Bernabéu, sua casa, o ataque madrileno não perde sua força: marcou nas últimas 22 partidas, e não passa em branco desde 2010, quando perdeu por 1 a 0 diante do Lyon.

O massacre sobre o Schalke na Alemanha mostra que o ataque do Real não dá nenhum sinal de diminuir o ritmo. Os três artilheiros da goleada, entre si, já somam 70 gols na temporada e têm médias de gol impressionantes: Bale (0,52 gol/jogo) e Benzema (0,58 gol/jogo) marcam pelo menos uma partida sim, outra não; Cristiano Ronaldo é praticamente garantia de bola na rede, com 1,1 gol/jogo.

Os números mostram como será espinhosa a missão do Schalke no jogo de volta. Em casa, o clube alemão acertou apenas seis chutes a gol, mesmo número de gols do adversário. Para complicar, o retrospecto é bem desfavorável: nas últimas 11 partidas contra adversários espanhóis, foram só duas vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

O Real ainda vem embalado e assumiu a liderança do Campeonato Espanhol no final de semana, abrindo três pontos de vantagem sobre o Barcelona e sobre o terceiro colocado Atlético de Madrid.  Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo, é artilheiro da competição doméstica, com 22 gols, e também da Liga dos Campeões, na qual marcou onze vezes.

Equilíbrio e camaradagem

  • EFE/TOLGA BOZOGLU

    Drogba foi aplaudido por Mourinho, e deve ter festa no jogo de volta na Inglaterra

O Chelsea, líder do Campeonato Inglês, não repetiu o futebol avassalador dos rivais espanhóis diante do Galatasaray, na Turquia. O empate por 1 a 1 pelo menos quebrou a sequência de derrotas dos ingleses na Liga dos Campeões e o jejum de gols dos representantes bretões nas competições europeias em 2014.

O destaque do jogo ficou por conta da camaradagem entre o treinador do Chelsea, José Mourinho, e o ex-ídolo do clube, Didier Drogba. Agora atuando pelos turcos, o marfinense foi aplaudido pelo português quando deixou o gramado. O técnico ainda prometeu uma recepção calorosa para o centroavante no jogo de volta.

“No Stamford Bridge, o Drogba vai ter a melhor recepção de sua vida. Os torcedores vão mostrar seu amor e seu respeito por uma lenda da história do clube”, disse ao site oficial do Chelsea.

Com gols, assistências e recorde de C. Ronaldo, Real goleia Schalke fora

  • AP Photo/Martin Meissner

Chelsea anula ex-pupilos de Mourinho, mas é mais um inglês a tropeçar

  • AFP PHOTO / OZAN KOSE