Topo

Bayern perde pênalti nos acréscimos, mas consegue vaga nas quartas da Liga

Do UOL, em São Paulo

11/03/2014 18h37

Assim como em 2013, o Bayern de Munique não conseguiu derrotar o Arsenal na Alemanha em jogo das oitavas da Liga dos Campeões. Porém, novamente, nem isso impediu que a vaga nas quartas chegasse. Mesmo com o primeiro tropeço após 11 vitórias seguidas, o time de Munique avançou na competição continental ao empatar em 1 a 1 com os ingleses na tarde desta terça-feira.

A vitória quase ocorreu: Thomas Müller desperdiçou pênalti aos 47 min. do 2° tempo, batendo fraco no meio do gol. Fabianski conseguiu, com os pés, salvar. A bola ficou rodando em cima da linha, mas o polonês deu um tapa para evitar o carrinho do alemão.

Assim, a classificação ocorreu porque, na partida de ida, em Londres, o Bayern venceu por 2 a 0 os ingleses. Roteiro que lembra oa da mesma fase de 2013, quando os alemães venceram o duelo na Inglaterra por 3 a 1 e, mesmo perdendo por 2 a 0 em casa, avançaram - e acabaram com o título.

O Bayern jogou abaixo de seu normal, mas mais porque o resultado já estava praticamente garantido do que por qualidade de jogo do Arsenal. O time inglês optou por jogar retrancado e pouco atacou. Na contagem oficial da Uefa, o Arsenal só chegou ao ataque - não necessariamente com perigo - 16 vezes, contra 41 do Bayern.

Bayern domina

  • 64% de posse da bola

     

    O principal lance, o do gol, também surgiu "por acaso": aos 11 min. do 2° tempo, Phillip Lahm tinha a bola dominada no lado direito da zaga alemã, mas tropeçou no pé de Podolski, ao tentar proteger e acabou deixando a bola solta para o ex-Bayern, que avançou e bateu, quase sem ângulo, para empatar o jogo.

    Isso porque, dois minutos antes, Ribéry achou Schweinsteiger completamente livre no meio da área do Arsenal. Tão livre que ele teve tempo de dominar, olhar, se ajeitar e só então bater para o gol.

    O jogo também teve má notícias para brasileiros: Dante, zagueiro do Bayern, levou amarelo logo no começo do jogo e está suspenso para a primeira partida da quartas de final; já Rafinha, que briga por vaga na lateral-direita da seleção para a Copa-2014, nem entrou em campo.

    O Bayern ainda não sabe quem enfrentará nas quartas. O sorteio dos duelos será na sexta-feira da próxima semana, e qualquer outro dos sete times classificados poderá ser rival dos atuais campeões.

    ESTATÍSTICAS DO EMPATE NA ALEMANHA

    • Posse de bola: Bayern 64% x 36% Arsenal

      Ataques: Bayern 45 x 21 Arsenal

      Chutes: Bayern 14 x 8 Arsenal

      Passes certos: Bayern 631 x 401 Arsenal

      Distância percorrida: Bayern 11,9 km x 11,4 km Arsenal