Topo

Neymar corre risco de ir para o banco e parceria com Messi já é questionada

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

11/03/2014 11h04

Neymar passou a conviver com uma intensa pressão por conta de exibições abaixo do esperado no Barcelona. E a falta de entrosamento com o argentino Lionel Messi na visão da imprensa catalã vai fazer o treinador Tata Martino sacar o brasileiro. O questionamento se os dois podem atuar juntos em grande nível é cada vez mais frequente.

Martino falou em quatro jogadores no meio-campo para o duelo contra o Manchester City, na partida de volta das oitavas de final, no Camp Nou, nesta quarta-feira. A aposta é de que o brasileiro vai perder a vaga no time por conta de uma dificuldade de adaptação quando está ao lado de Messi.

O tema foi bastante explorado pela imprensa na véspera do jogo contra o City. Tata alertou que nem sempre os dois, juntos, vão conseguir boas exibições, mas culpou a recente lesão no tornozelo esquerdo de Neymar pelo fracasso recente.

“Não vejo por um ponto de vista tático. Depois da lesão ele ainda não teve nem a chance de jogar em um esquema nosso com quatro jogadores no meio-campo. Tem mais a ver com uma lesão recente que ele sofreu. Ele está tratando de se encontrar sua melhor versão, e isso não é tão fácil. Ele precisa se adaptar o que é Barcelona e saindo de uma lesão rara na carreira. Me parece muito mais os efeitos da lesão do que problemas táticos”, frisou Tata.

O tema Neymar e Messi juntos também foi destacado. Após a lesão, o brasileiro realizou três partidas como titular, sendo que o Barcelona perdeu duas delas (3 x 1 Real Sociedad e 1 x 0 Valladolid). 

“Messi e Neymar coincidiram pouco dentro de campo ao largo do ano por diferentes razões. Lesão de um ou do outro. E quando jogaram juntos tiveram bons momentos por muitas vezes. Só que na última partida (contra o Valladolid) não tiveram muitas condições, coisa que me parece normal. Nem sempre está garantido que o melhor jogador do mundo (Messi) junto com um dos melhores (Neymar) vai se entender da melhor maneira dentro de uma partida”, argumentou o treinador.

Neymar não dá declarações no clube desde que foi apresentado no ano passado e através de imagens pessoais mostra estar tranquilo. Nesta terça, minutos após o treino da equipe ele postou foto ao lado do companheiro de clube o camaronês Alex Song.

No treino desta terça, a imprensa teve acesso a apenas 15 minutos da atividade. No período, Neymar estava realizando atividade descontraída ao lado dos companheiros e se mostrava sorridente ao lado do chileno Alexis Sanchez.

O fato de ter o salário divulgado e o contrato investigado pela receita espanhola também gera suspeita entre os jornalistas catalães de que o brasileiro está psicologicamente afetado.

“Não tenho condição suficiente para saber se isso (contrato investigado) pode afetar ou não a cabeça do jogador. Não sou ninguém para dizer isso. A realidade é a que passa. Nós estamos aqui para jogar o futebol e fazer feliz a gente. No podemos estar arranjando desculpas para nada”, destacou o volante argentino Javier Mascherano.

No primeiro ano pelo Barcelona, Neymar já tem 31 jogos, 12 gols disputado e sete gols marcados. Os números são considerados baixos de acordo com a expectativa criada no clube em torno da contratação.